terça-feira, 22 de maio de 2007

web semântica, Richard Benjamins

10ªas Jornadas Espanolas de Documentación Fesabid, Santiago de Compostela
10 Maio 2007, Mesa redonda
El futuro de los buscadores: Nuevas tendencias en recuperación de Información
Moderador Isidro Aguillo

Durante as 10ªas Jornadas Espanolas de Documentación, estive presente na mesa redonda "El futuro de los buscadores: nuevas tendencias en recuperación de Información", moderado por Isidro Aguillo e com interessantes participações:
A primeira comunicação desta mesa foi por Richard Benjamins, director da empresa iSOCO, intitulada "El futuro de los buscadores: nuevas tendencias en recuperación de información". Para além de ter dito algumas ideias a recuperar (motores inteligentes multimedia), fez uma ampla publicidade à empresa, ao mostrar os trabalhos que a sua empresa executa para clientes. (Noblesse oblige!)
ver slides da apresentação


Traça a evolução dos motores de busca tradicionais, tipo Google, até aos motores de busca inteligentes. Os sistemas de organização da informação e do conhecimento, como as taxonomias, tesauros, mapas conceptuais, e as ontologias também são revistos.
A web semântica utiliza esquemas de meta dados, concebidos para a descrição da informação na web, assim como as tecnologias e outros componentes que fazem parte da web semântica. É esta a nossa tarefa, enquanto bibliotecários 2.0!
Vivam as bibliotecas vivas.

2 comentários:

Anónimo disse...

O futuro da busca inteligente está aqui.

Luísa Alvim disse...

parece-me fantástico o que esta tecnologia faz.Mas custa provavelmente muito dinheiro. como os do iSoco...
Há muito trabalho já realizado pelas universidades portuguesas,o caso que conheço melhor, a Universidade do Minho, que o faz em projectos de investigação e com resultados excelentes e já têm parcerias com arquivos (Tombo,etc.). Apresentaram publicamente os seus trabalhos no 9º congresso BAD.