A utilização, nos sítios Web, das novas ferramentas e softwares gratuitos e de fácil utilização associados a uma nova atitude por parte das bibliotecas torna o utilizador no elemento chave. O utilizador procura a biblioteca e a biblioteca procura o utilizador, numa relação de trabalho cooperativo e descentralizado. Os sítios Web das bibliotecas podem ser locais onde o utilizador pode contribuir, escrever, dar a sua opinião, editar e criar informação. Pode ainda criar uma comunidade temática e criar relações.
Fernando Juárez implementou no portal da biblioteca municipal algumas destas noções que vale a pena observar e copiar. sindicação de conteúdos, a biblioteca oferece o acesso a novos conteúdos, novidades bibliográficas e outros, por RSS:


sistema de etiquetar conteúdos e um boletim de novidades Bateginik:


o portal da biblioteca oferece a consulta a um agregador de conteúdos - del.icio.us - sobre a região, e outros de temáticas gerais:
blogues, p.ex este com as novidades bibliográficas para os mais pequenos:
Parabéns para Fernando Juárez, bibliotecário 2.0. !
Vivam as bibliotecas vivas.
5 comentários:
Bom exemplo que comprova que mesmo numa biblioteca pública de uma pequena localidade (c. 7 mil hab) pode ser feito um trabalho interessante. São as maravilhas da web social!
e tudo gratuito,provavelmente sem ter que pedir autorização aos superiores hierárquicos !
Essa parte da autorização também já não sei, porque infelizmente ainda existem muitos superiores hierárquicos que além dos custos também gostam de controlar o "pensamento" e as acções. No entanto, o facto de ser gratuito será uma grande vantagem... pelo menos esperamos que assim seja.
Luísa, conseguiste encontrar o fórum do PubLib?!
obrigada Bruno
acho que sim, acabei de me registar.
obrigadaq
Olá, Luísa
No outro dia não tinha conseguido encontrar o URL de registo no PubLib! Mas já o encontrei...
Enviar um comentário