sexta-feira, 18 de maio de 2007

camilo 2.0, no dia internacional de museus

Wiki Camilo 2.0
Projecto comunitário que visa promover e dar a conhecer o património lit
erário do escritor Camilo Castelo Branco: personagens e lugares por onde passou, viveu e fez viver as suas personagens, num cruzamento entre a sua vida e a sua obra, baseado na participação activa dos utilizadores, capitalizando as experiências e opiniões pessoais dos leitores de Camilo, dos conhecedores desta temática, assim como as do meio académico e dos investigadores desta área, tornando-se num repositório para o conhecimento colectivo sobre a obra do escritor.
É um sítio Web colaborativo que pode ser editado por vários utilizadores. Permite criar, editar e modificar conteúdos de uma página de forma interactiva e rápida. A Casa Camilo-Museu. Centro de Estudos constrói a estrutura, anexa e administra os conteúdos, assim como define os meios necessários, políticas, direitos e deveres.

A implementação do projecto irá permitir:

  • Criar uma comunidade colaborativa online para a criação e organização de conteúdos de temática camiliana, envolvendo alunos e professores de escolas secundárias e do meio académico universitário, assim como o de qualquer cidadão conhecedor da temática
  • Promover o gosto pela leitura de obras de Camilo Castelo Branco junto do público jovem
  • Atrair mais visitantes à Casa Camilo-Museu (Seide, Portugal)
  • Contribuir para o conhecimento da sociedade portuguesa do séc. XIX, a sua estrutura social, política e económica, através das personagens e lugares da ficção deste escritor

Metodologia:

1. definir a estrutura da Wiki, com categorias pré-construídas e conteúdo inicial
2. Instalar o software MediaWiki
(
http://www.mediawiki.org/wiki/MediaWiki/pt) um software executado para um servidor e para sítios web que podem receber milhões de visitas por dia. O MediaWiki é um pacote de software livre originalmente escrito para a Wikipédia mas é actualmente corrido noutros projectos da fundação sem fins lucrativos Wikimedia e em muitos outras wikis.
As páginas utilizam o formato wikitexto, de modo a outros utilizadores sem conhecimentos de XHTML ou CSS possam as editar facilmente. Quando um utilizador submete uma edição para uma página, o MediaWiki salva-a para a base de dados, sem apagar as versões anteriores da página, deste modo permitindo facilmente reverter no caso de vandalismo ou de spam. O MediaWiki pode também, administrar ficheiros de imagem e de multimédia, que são armazenados no sistema de ficheiros.
O MediaWiki contém uma aplicação de instalação que permite instalá-lo a partir do navegador web.

3
. possuir servidor web
, filtros para controlar spam
4
. estabelecer normas de utilização

5
. definir políticas (direitos de autor, direitos e deveres dos utilizadores, integridade do texto, imparcialidade, protecção, eliminação, bloqueio e inclusão de conteúdos, certificação de fontes.

A Casa de Camilo-Museu.Centro de Estudos é a casa do escritor português Camilo Castelo Branco (1825-1890), em Seide, onde viveu nos últimos 26 anos de vida. Possui um museu e uma biblioteca / centro de documentação especializada, com mais de 3500 volumes de bibliografia activa (constituída por edições de originais, de prefácios e de traduções) e de bibliografia passiva (muito extensa e de temática abrangente, que vai dos aspectos biográficos ou bio-bibliográficos aos estudos fecundos de exegese literária); 787 obras pertencentes à biblioteca particular do escritor; cerca de 1700 cartas, de e para Camilo; cerca de 3500 recortes de imprensa de teor camiliano; uma centena de exemplares periódicos em que Camilo colaborou ou foi director. A Biblioteca tem procurado criar condições e estruturas que permitam o estudo e divulgação da vida e obra do escritor.

Poster afixado nas 10ªas Jornadas espanolas de documentación Fesabid

Vivam as bibliotecas e os museus 2.0 vivos !

Sem comentários: