terça-feira, 8 de maio de 2007

nuno higino, em seide

Nuno Higino, ex-padre, poeta, dinamizador da construção da Igreja do Marco de Canavezes pelo arquitecto Siza Vieira, esteve hoje em Seide, no centro de estudos-biblioteca, para ler as curvas e os recantos da arquitectura do Siza. Falamos do Daniel Faria, da vida e da morte. Hoje, trabalha no Centro de Documentação Siza Vieira, em Matosinhos. No final da conversa, antes de partir, perguntou-me onde dormem os pássaros.

Ordenado padre em 1985. Durante 4 anos foi educador e professor de português no Seminário do Bom Pastor. Entre Novembro de 1988 e Setembro de 2001, foi pároco de Fornos, Marco de Canaveses, tempo durante o qual foi construída a Igreja de Santa Maria, com projecto de Álvaro Siza Vieira, a seu pedido. Parte em Outubro de 2001 para Madrid onde estudou Filosofia Estética e desenvolveu uma investigação para doutoramento "O olhar, o espaço e a arquitectura. O processo criativo de Álvaro Siza a partir da Fenomenologia", na Universidade Complutense. Deixou o sacerdócio porque se sentia desencantado com a hierarquia da Igreja. Não perdeu a fé.

Literatura Infantil:
A mais alta estrela. Sete histórias de Natal, . Marco de Canaveses, 1998 | A libelinha que tocava flauta. Ilustrações de José Rodrigues, Marco de Canaveses, 1999 | A rainha do país dos frutos. Ilustrações de José Emídio, Marco de Canaveses, Cenateca, 2000 | O menino que namorava paisagens e outros poemas. Ilustrações de José Emídio, Porto, Campo das Letras, 2001 | A anja de hálito azul.. Ilustrações de José Rodrigues, Marco de Canaveses, Cenateca, 2002 | O senhor Outono e o lagarto amigo das palavras. Ilustrações de Márcia Luças, Porto, Campo das Letras, 2002 | Todos os cavalos e mais sete. Ilustrações de Álvaro Siza (será publicado no início do próximo verão) |
Onde dormem os pássaros? . Ilustrações de Armanda Passos, Lisboa, Caminho, 2007.
Poesia:
No silêncio da terra, Porto, Campo das Letras, 2000 | Onde correm as águas, Porto, Campo das Letras (2003)
Guias:
A igreja de Santa Maria. Fotografias de Luís Ferreira Alves, Marco de Canaveses, 1998 | Jardim e Casa Mortuária da Igreja de Santa Maria. Fotografias de Fernando Carvalho, Marco de Canaveses, 2001

Vivam as bibliotecas vivas.

1 comentário:

Anónimo disse...

tAMBÉM NO DIA 23 DE ABRIL, DIA DO LIVTRO,O CENTRO RECURSOS DA ESCOLA E B 2.3 DA S. DA HORA VAI TER A HONRA DE RECEBER ESTE MAGNÍFICO POETA. O LIVRO DE QUE MAIS GOSTEI, FOI " A ANJA DO HÁLITO AZUL " E TAL COMO O POETA, EU PROCURO COLHER O CANTO AZUL DOS PÁSSAROS.

CAMELIA