quarta-feira, 25 de novembro de 2009

O futuro é a cooperação


Após a 2ª Conferência Internacional Bibliotecas para a Vida, tenho mais consciência que as bibliotecas escolares, públicas, académicas têm que apontar para caminhos de cooperação. As novas tecnologias Web 2.0 propõem aos utilizadores das bibliotecas e aos bibliotecários mais desafios e oportunidades na procura da informação e em torná-la disponível.
A cooperação irá ser uma tendência natural para nos libertarmos da auto-suficiência, para economizar dinheiro, esforços humanos e tempo e cada vez mais atingirmos/servirmos mais utilizadores de forma eficiente ao fornecer os recursos exclusivos da biblioteca. Todos os recursos comuns serão trabalhados num modelo cooperativo. Nessa altura poderemos falar de trabalho em rede e da existência de Redes de Bibliotecas.

Documento Library cooperation in the 21st century (OCLC)
Vivam as bibliotecas vivas.

1 comentário:

Nuno Marçal disse...

10001% de acordo!
Temos de acordar para a realidade que se desenrola lá fora e derrubar as muralhas dos castelos,que fomos construindo em volta das "nossas bibliotecas".
Problemas comuns apontam para soluções semelhantes isso só se faz conversando, olhos nos olhos ou tecla na tecla ou ecrã no ecrã!

Saudações Bibliotecárias-Ambulantes