terça-feira, 4 de setembro de 2012

Beyond Access


Apresentação da campanha "Beyond Access" durante o congresso IFLA 2012 - sessão 175 Novos caminhos para as bibliotecas públicas em países em desenvolvimento.  
mais de 230.000 bibliotecas públicas em todo o mundo. Mais de 70% delas em países em desenvolvimento e com economias em transição. Muitos desses países sofrem de problemas socioeconómicos. Esta campanha tem como objetivo tornar vetores das bibliotecas públicas a evolução e a  mudança.
Durante o congresso IFLA 2012 foi apresentada por Megan Volk do IREX ONG Global Libraries Ukrania, que enfatizou o facto do desenvolvimento sustentável no século XXI requerer o domínio da informação. Portanto, as bibliotecas públicas podem desempenhar um papel fundamental na aceleração do desenvolvimento.

A introdução feita por Volk foi seguida por apresentações de Vesna Crnkovic, Biblioteca Jagodina Sérvia, Bwato Robinson, Biblioteca Nacional da Zâmbia e Dev Bashu Dhungana, a Associação de Bibliotecas Comunitárias no Nepal.
Todas as apresentações destacaram o facto de que as bibliotecas públicas serem factores de poder: dão esperança, e elas podem ser uma fonte de inspiração para as sociedades à espera de mudança económica ou social.

Documentos a consultar aqui.
Vivam as bibliotecas vivas!

Sem comentários: