segunda-feira, 3 de novembro de 2008

colecções fotográficas da Biblioteca de Arte da Gulbenkian 3 meses depois



Completaram-se, no final de Outubro, três meses do início do projecto desenvolvido pela Biblioteca de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian de divulgação das suas colecções de fotografia no FLICKR e de captação de novos públicos.
Ao longo deste período os resultados excederam claramente as expectativas iniciais: mais de 100.000 visualizações, 315 membros do FLICKR que se inscreveram como contactos, visitantes de todo o mundo, desde os Estados Unidos à China, para além de um número significativo de portugueses residindo no estrangeiro. De acordo com os resultados publicados recentemente pelo barómetro E.Life Seara.com/Meios & Publicidade que analisa as "marcas" mais referidas na blogosfera portuguesa, a Fundação Calouste Gulbenkian conquistou o primeiro lugar destronando outras instituições da área da cultura como o Centro Cultural de Belém, a Fundação de Serralves ou a Casa da Música. Como se afirma na notícia publicada no sítio Web da revista Meios & Publicidade: "A Fundação Calouste Gulbenkian demonstrou que, para se captar as atenções do público que navega na Internet, o mais importante é dominar as ferramentas da própria rede."
Na verdade, prossegue a notícia, "a este resultado não é alheia a estratégia da Fundação, que em Julho deste ano disponibilizou no Flickr - uma rede social de partilha de fotografias - mil imagens do espólio da Biblioteca de Arte da Gulbenkian. Neste mês, os comentários gerados na web dispararam para mais do dobro da média obtida anteriormente. Este resultado bastou para relegar o CCB para o segundo lugar do top"
Relembramos que este projecto partiu da adesão da Biblioteca de Arte ao Flickr e ao projecto COMMONS, que possibilitou a divulgação das colecções fotográficas da Biblioteca de Arte nesta rede. O desenvolvimento do projecto passou pela publicação sistemática e regular de novos conteúdos, (tendo-se iniciado com 1.000 imagens, estão neste momento disponíveis 2.175), e pela sua divulgação junto da comunidade Flickr, designadamente através da adesão a grupos de interesse nesta área: a Biblioteca de Arte participa em 46 grupos que reúnem milhares de pessoas interessadas em assuntos tão diversos como: Arquitectura, Azulejaria, Arte Românica e Gótica, Igrejas e Conventos, Centros Históricos de Cidades, etc. Por último, gostaríamos de salientar o impulso que esta iniciativa deu à divulgação das colecções, sendo de referir particularmente o Espólio de Amadeo de Souza Cardoso, cujas imagens são, de todas as colecções disponibilizadas, aquelas que apresentam um maior índice de visualização.
Vivam as bibliotecas vivas.

Sem comentários: