quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Inauguração da Biblioteca Central Irmão José Otão



A cidade de Porto Alegre (Rio Grande do Sul, Brasil) possui um novo espaço cultural, para leitura, aprendizagem e reflexão - a nova Biblioteca Central Irmão José Otão, Biblioteca Central PUCRS, com 21 mil metros quadrados distribuídos em 14 andares, com tecnologia avançada de identificação de documentos, auto-devolução e auto-empréstimo de obras, sendo considerada a mais avançada biblioteca da América do Sul.



A Universidade também comemorará os seus 60 anos, lançando o livro "PUCRS - 60 Anos de História" e o Catálogo de Pesquisas PUCRS 2008.


"O diferencial está na tecnologia" - além da Pesquisa Múltipla, que possibilita pesquisas em várias fontes de informação da Biblioteca utilizando os programas Metalib e SFX, todos os exemplares estão recebendo etiquetas de identificação por RFID.
Equipamentos como o guarda-volumes e o auto-atendimento darão autonomia aos utilizadores. Os guarda-volumes são armários digitais com senhas voláteis, e serão usados por alunos, professores, funcionários e visitantes. Mecanismos pioneiros no Brasil permitirão o auto-empréstimo e a auto-devolução de materiais, sem a necessidade de atendimento no balcão.



As obras iniciaram-se em Maio de 2006, e o primeiro passo foi construir a torre de 14 andares ,a partir do centro da parte mais antiga. Depois começaram as reformas no prédio antigo, que tinha três andares. O antigo prédio, inaugurado em 1978, teve seus 10 mil metros quadrados reformados e outros 11 mil acrescentados.



Reinterpretações das linhas de Piet Mondrian, pintor holandês representante do neoplasticismo - que propõe reduzir a arte a funções matemáticas - marcam o design dos ambientes internos e estão presentes em painéis, portas, totens das estantes e lixeiras, dando a ideia de "janelas para o mundo da informação.






Média de pessoas que circulam na Biblioteca/mês : 27 mil
Média do número de acessos ao site da Biblioteca/mês: 147 mil

Exemplares de livros: 418.803

Fascículos de periódicos: 410.864

Exemplares de teses e dissertações: 21.970
Exemplares de CDs, DVDs, mapas, slides e outros materiais diversos: 6.222
Permite o acesso a 2.733 livros electrónicos, a mais de 24 mil periódicos electrónicos e a 88 bases de dados.

Vivam as bibliotecas vivas.

Sem comentários: