quinta-feira, 30 de outubro de 2008

1º Encontro Internacional de Casas Museu

Freud Museum

A intervenção inaugural deste Encontro, no dia 30 de Outubro em Seide, foi feita por Clara Camacho, Subdirectora do Instituto dos Museus e da Conservação, que não pôde estar presente, tendo sido apresentada por um seu representante, subordinada ao tema "Casas-Museu em Portugal - uma panorâmica, uma reflexão".
Inicia a reflexão referenciando o documentário "Tapete Voador", de João Mário Grilo, que foca a manufactura dos tapetes orientais, no Irão actual, destacando as cenas finais filmadas na Freund Museum, em Londres, casa do pai da psicanálise. As imagens focam o seu consultório, onde os doentes se deitavam no célebre sofá, coberto por um tapete oriental. O cineasta induz a observação da privacidade desta personalidade através do pormenor do tapete, que evoca pessoas, vivências, trabalhos, sonhos...
Na perspectiva actual da Museologia, as Casas-Museu são uma tipologia de museus, um conceito novo completamente diferente do conceito de museu tradicional. Haverá que incluir alguns dados novos como a recriação da vida de uma personalidade, o contexto da sua vida e do seu trabalho, apresentação de colecções em contexto residencial, etc. A Lei Quadro dos Museus Portugueses define as Casas Museu como instituições permanentes, sem personalidade jurídica, valorizando bens culturais, etc. As definições do IMC sobre a Casas-Museu precisam melhor o conceito: um imóvel edificado com colecções apresentadas no seu contexto original e que ilustram a vivência do quotodiano da personalidade a que a casa-museu está devotada.
A autora deste trabalho fez um levantamento exaustivo das Casas-Museu em Portugal e tratou dados que recolheu no Observatório das Actividades Culturais. Chegou à conclusão que muitas casas-museu existentes não coincidem com a definição estabelecida pelo IMC, que designam muito tipo de museus ou entidades não museológicas, e deu relevo ao crescimento da Casa de Camilo e Casa José Régio, pelas extensões que criaram para dar apoio às casas dos escritores. Deixou no ar algumas interrogações sobre o papel, função e actividades das casas-museu.
Brevemente serão editadas as actas do encontro.
Vivam as casas-museu vivas.

Sem comentários: