sexta-feira, 3 de outubro de 2008

libreka


Libreka– a biblioteca universal de livros digitalizados, em língua alemã, da responsabilidade da MVB Marketing- und Verlagsservice des Buchhandels GmbH (Serviço de Marketing e Editoras do Comércio Livreiro Alemão), com um motor de busca de texto integral foi apresentado ao público pela primeira vez na Feira do Livro de Frankfurt em 2007. O projecto, inicialmente denominado "Volltextsuche online" (pesquisa em linha de textos integrais), está agora disponível para todos aqueles que gostam de ler, mas tem ainda um longo caminho a percorrer antes de alcançar os objectivos a que se propôs. Neste momento tem cerca de 8.000 livros, com a adesão de 300 editoras alemãs. Número pouco significativo já que existem cerca de 19.000 editoras no país...
É possível descarregar a obra que se pretende mediante um custo ou encomendar uma versão impressa. Com a ajuda do motor de busca, o utilizador pesquisa uma palavra-chave no catálogo, e recebe uma lista onde estão assinaladas quais as obras em que essa palavra figura. De seguida, o utilizador pode pesquisar dentro de uma obra o local exacto onde se encontra o termo, e ver o número da página em que este se encontra ou a página completa, caso esteja disponível. O conteúdo a que um utilizador tem acesso depende do número de páginas completas que a editora de uma obra disponibilizou. Cada editora decide quantas páginas e qual o conteúdo que estará disponível ao utilizador.
Este projecto levanta muitas questões e permite reflectir sobre o futuro do livro em papel e das futuras estratégias das editoras livreiras. Ver o artigo sobre a Libreka de Antonia Loick, Editora V8 Verlag.

Fonte : Goethe-Institut Portugal, através da BAD

Sem comentários: