segunda-feira, 29 de outubro de 2007

o valter hugo mãe por inteiro

fotografia por Pedro Guimarães

uma vez, o valter hugo mãe pediu-me que escrevesse a sua autobiografia. assim.
no meu corpo escrevi a sua vida. aqui está, para lerem:

do útero, nasci em saurimo, ex-henrique de carvalho em angola, e deram-me o nome de valter hugo. O resto da minha alegria da infância passei-a em paços de ferreira e vila do conde. o dia 25 de abril 74, em lisboa. quando me tornei mãe, em tom silencioso corpo de fuga, fiz-me em palavras e nasci poeta. interessa-me as energias filiais, a cobrição das filhas, e todos os temas materno criadores. criei a editora objecto cardíaco, na sequência deste amor pelo corpo e pelo o que o mantém vivo. oiço o requiem de mozart para eleger o coração, a vida e a liberdade sem limites, na edição do gardiner. interesso-me por alguns livros e escritores que trabalhem nesta maré, como colher na boca de herberto hélder, alucinações de um drogado de williams burroughs, este é o meu corpo de filipa melo, baudelaire, verlaine, kafka, gonçalo m. tavares, cláudia galhós. três minutos, desta maré, não são suficientes para dizer todos os nomes pelos quais me dedico a ler. estou escondido, na cor amarga do fim da tarde, a escrever. é sempre o livro das maldições, que me torna a personagem no homem mais triste do “nosso reino”. já fui editor nas quasi, que larguei por razões pop, insuficiências várias, como o último disco que comprei. nascerá mais um objecto, não cardíaco, mas visceral concerteza, amanhã. sem remorso.

Sem comentários: