sexta-feira, 30 de março de 2007

painel blogues no domínio da ciência da informação

Painel 9º Congresso BAD - ontem 16h30

Criou-se uma comunidade!
Desafiou-se a participação dos profissionais para a utilização dos blogues, enquanto ferramenta de troca de informação, aprendizagem, partilha de conhecimentos, etc.
Incentivou-se os leitores de blogues a participar, discutir e exprimir as suas opiniões nas caixas de comentários.
Parabéns a todos os colegas que participaram, ao Adalberto Barreto, ao Pedro Príncipe, ao Paulo Sousa, à Maria Clara Assunção e ao Júlio Anjos, que com as suas participações, apresentações de trabalhos, enriqueceram esta sessão de uma forma muito inteligente.
Obrigada por nos ajudarem a crescer profissionalmente e por terem contribuído para a mudança de mentalidades, comportamentos na nossa classe profissional. Partilhar e colaborar são vocabulário obrigatório.
Boa viagem até ao continente.
Vivam as bibliotecas vivas.

8 comentários:

Gestor de Informação disse...

vamos melhor cada vez mais os blogues e torná-los cada vez mas um local de debate e reflexão

vejam e participem..estou a criar um fórum da área..

vamos dar-lhe vida

http://biblioinfor.forumvila.com

obrigado

João Pedro

Bruno Duarte Eiras disse...

Obrigado pela organização deste painel. Vamos também manter os blogs vivos! Aproveito para pedir desculpa por no final do painel de sexta-feira de manhã não me ter despedido, mas no meio das conversas acabei por sair da sala. Foi um prazer conhecer a pessoa viva por detrás da biblioteca.

Cláudia Castelo disse...

Os blogs nesta área parecem-me espaços particularmente interessantes de debate, troca de experiências e circulação da informação sobre iniciativas e projectos em curso. Os colegas dos grupos de trabalho da BAD (agora secções) deviam inspirar-se no dinamismo da blogosfera e pensar em novas formas de diálogo, organização e acção.
Com muita pena minha, não consegui estar presente no painel que a Luísa Alvim dinamizou no 9.º Congresso. Sei que a reacção geral foi maravilhosa.
A blogar também nos entendemos!

Luísa Alvim disse...

Aos colegas que comentaram, Bruno, que já respondi no entre estantes, e ao João Pedro e Cláudia

agradeço as vossas palavras. Ao João Pedro dou os parabéns pelo Biblioinfor e o seu fórum, em que acabo e me inscrever, e à Cláudia gostaria de saber mais sobre a sua actividade nos blogues. Participas no Não apaguem a memória! ? gostaria de saber mais...
Um abraço
Luísa Alvim

Cláudia Castelo disse...

Colaboro no blogue Não apaguem a Memória! (http://naoapaguemamemoria2.blogspot.com) como cidadã e activista deste movimento cívico.
Claro que a minha formação de arquivista informa parte do que aí escrevo. Inclusivamente, já abordei questões ligadas à política arquivística, como por ex. a necessidade de preservar e divulgar os arquivos dos antigos tribunais plenários do Estado Novo.
O meu companheiro Daniel Melo soube que a Luísa elaborou há tempos um catálogo de livros proibidos durante a ditadura. Gostávamos de ter acesso ao seu trabalho, para podermos divulgar a questão da censura no blogue.
Obrigada.

MCA disse...

Obrigada, em primeiro lugar, a ti, Luísa, por teres dinamizado esta ideia.

Luísa Alvim disse...

Para a Cláudia Castelo

gostaria de te falar sobre o meu trabalho dos livros proibidos, fica aqui o meu email
mlamaoda@portugalmail.pt

até breve
Luísa Alvim

Anónimo disse...

Assisti em Ponta Delgada ao painel blogs no ..... e os meus parabéns para todos os intervenientes.
Foi interessante e esclarecedor embora o tempo tenha pouco para tanto que havia a explorar.
Parabéns . Vou inscrever-me no fórum do João Pedro.
Ana Melo