sexta-feira, 15 de abril de 2011

O Valor das Bibliotecas Digitais no Ensino Superior em Portugal


V Encontro de CTDI, 14 Abril 2011, Vila do Conde

O Valor das Bibliotecas Digitais no Ensino Superior em Portugal: Estudo do caso da Biblioteca do Conhecimento Online (b-on)
Luiza Baptista Melo


RESUMO
O presente estudo analisa os fatores que influenciam o valor económico, que os utilizadores da Biblioteca Conhecimento Online (bon) atribuem a esta biblioteca digital. Para estimar este valor em termos monetários, foi utilizado o Método de Avaliação Contingencial (MAC) na forma “willingness to pay” (WTP), isto é, inquirir diretamente aos utilizadores sobre a sua disponibilidade em pagar o serviço num cenário hipotético.
Os dados foram coletados através de inquérito eletrónico, enviado via e-mail, à comunidade académica portuguesa. Os principais objetivos da pesquisa são: (i) investigar o valor monetário atribuído pelos utilizadores à b-on; (ii) avaliar o conjunto de fatores que determinam se o utilizador está disposto a pagar os serviços da b-on. Para atingir estes objetivos, desenvolveram-se diversas técnicas de análises de regressões - Modelo de probabilidade linear (MPL), os modelos Logit e Probit.
Os resultados mostram que a procura dos serviços da Biblioteca do Conhecimento Online (b-on) é bastante sensível ao «preço», frequência de uso, ao conhecimento prévio dos serviços da b-on ou não, ao tipo de utilizador e ao domínio do conhecimento onde o utilizador desenvolve a sua atividade.

Sem comentários: