terça-feira, 12 de abril de 2011

A Biblioteca escolar, ou o papel dos espaços não formais de aprendizagem na Escola do Futuro

Encontros Biblioteca, Pombal, 12 Abril 2011
Comunicação do Professor Fernando Albuquerque  Costa, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa


A avaliar pela cada vez maior apropriação social das novas tecnologias, já não é tão questionada hoje a sua integração na escola nem a sua exploração para fins educativos. Isso não basta, no entanto, para resolver as questões inerentes à introdução de novas e poderosas ferramentas de aprendizagem, num contexto em regra fechado à inovação e tradicionalmente muito lento em termos de reacção às mudanças operadas na sociedade.

Pelo contrário, é grande o desafio com que os professores se debatem, nomeadamente os que já reconheceram a importância estratégica que as novas tecnologias detêm na preparação de cidadãos com sucesso, sendo urgente encontrar estratégias que lhes permitam conhecer, experimentar, usar e enquadrar o computador ao serviço de uma aprendizagem com qualidade.

Nesta linha, a presente conferência visa dar um contributo para a identificação das potencialidades pedagógicas das TIC e, bem assim, constituir uma achega para a reflexão sobre o papel que as Bibliotecas Escolares, enquanto espaços não formais de aprendizagem, podem vir a desempenhar nesse processo.

Conferência convidada dos Encontro(s) – Biblioteca: desafios na sociedade actual realizada em Pombal

Estudo sobre as competências TIC:
 COSTA, F. (Coord.) (2008). Competências TIC. Estudo de Implementação (Vol.I). Lisboa: GEPE/ME.

Ler ou descarregar o estudo (PDF, 22 Mb)

Sem comentários: