terça-feira, 21 de julho de 2009

Wiki Colecções Digitais



Acaba de ser lançado um wiki sobre
Colecções Digitais : digitalização e preservação digital.
Trata-se de um verdadeiro guia de recursos para os profissionais de informação dos países de língua portuguesa que queiram desenvolver e implementar programas de digitalização e preservação digital nas suas instituições.

O site em questão foi criado em 2009, no âmbito do seminário Organização da Informação e do Conhecimento Digitais, leccionado pela Professora Doutora Maria Manuel Borges do mestrado em Informação, Comunicação e Novos Media da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Propõe-se um conjunto de documentos de apoio, todos eles disponíveis na Internet, sobre digitalização, preservação digital, metadados, propriedade intelectual e direitos de autor. Apesar da maior parte da bibliografia sobre o tema se encontrar em inglês, houve a preocupação em oferecer informação em português, espanhol e francês.
Apresenta um conjunto de empresas portuguesas prestadoras de serviços na área da digitalização, complementada com informação sobre tecnologia e equipamentos disponíveis actualmente no mercado.
Apresenta-se, ainda, uma recolha de projectos de digitalização de conteúdos culturaisv(bibliotecas, arquivos e centros de documentação) existentes actualmente nos países de língua portuguesa. Os projectos seleccionados correspondem apenas àqueles cujos documentos digitalizados se encontram disponíveis online.
Como se trata de um projecto em aberto a todos os interessados por estas matérias, foi utilizado na sua construção a ferramenta colaborativa Wikidot.com.
Esta aplicação possibilita a construção de um website que permite a edição colectiva dos seus conteúdos, permitindo a participação de todas as pessoas na criação, revisão e integração de conteúdos.
Disponível em: http://coleccoes-digitais.wikidot.com/
Responsáveis pelo projecto: Carla Ferreira, Leonor Lopes e Sérgio Mangas. Parabéns!
Vivam as bibliotecas vivas!

2 comentários:

clique documental disse...

Luisa, bom dia. Adorei esta noticias... ha poucos dias tinha postado sobre wiki. Fico super feliz por meio um projeto deste na área de CI.

Abraço

clique documental disse...

Luísa legal demais este post... dias atras falei sobre este tema no meu blog. As iniciativas são sempre bem vindas!!!

Tem selinho no meu blog para vc... um blog tão bom quanto o seu merece um selo Master!

bjos