segunda-feira, 20 de julho de 2009

Presidência na Second Life



Os Viveiros do Jardim da Cascata são uma nova área da ilha da Presidência no Second Life que pretende assinalar na plataforma digital o projecto de reabilitação arquitectónica da área no Palácio de Belém. Este novo espaço tem como propósito recriar a experiência deste espaço nobre do Palácio a todos os visitantes, desde as fontes que funcionarão como as reais, os edifícios e as estátuas até ao jardim Francês.
Toda a envolvente real dos Jardins da Cascata foi fotografada de forma pormenorizada de modo a permitir a realização à escala do Second Life de uma experiência interessante e interactiva. A utilização no desenvolvimento dos modelos tri-dimensionais das texturas originais dos jardins, edifícios e estátuas, permitiu a construção de réplicas realistas dos objectos, construções e do espaço real. O jardim francês foi construído a partir dos desenhos originais mantendo as texturas das suas sebes. As estátuas são complementadas por informação histórica e os jardins reproduzem fielmente as fontes recuperadas. Os interiores dos edifícios agora recriados permitem ter a experiência digital da arquitectura da época.
O espaço interior aos novos edifícios, extendendo aquele já existente na ilha dedicado ao
Museu da Presidência, acolherá exposições museológicas, entre outras iniciativas culturais. Os viveiros vão contar com reproduções animadas das aves em liberdade que vão envolver o espaço e com os quais os visitantes poderão interagir.
Para assinalar a inauguração será transmitida em directo para o Second Life a estreia da ópera “Dido e Eneas”, espetáculo que associa a Presidência da República Portuguesa à vasta comunidade dedicada à ópera no metaverse Second Life.

Fonte: Comunidade Cultural Virtual

Sem comentários: