quinta-feira, 26 de julho de 2007

dicionário aberto precisa de voluntários


Terminou ontem a letra A !!!!! Estão felizes os mentores do projecto Dicionário Aberto.
Este projecto pretende, após a digitalização do Dicionário de Português do Cândido Figueiredo (1913), e com ajuda de voluntários, transcrever e corrigir o OCR preliminar, para disponibilizar este dicionário em suporte digital e ser consultado na web.
A correcção / revisão é realizada no
Distributed Proofreaders - Projecto Gutenberg (sítio web que pretende transformar os livros que estão em domínio público, já não possuem Direitos de Autor, em e-books, com ajuda de voluntários), sendo a responsável pela revisão final a Rita Farinha. Em média trabalha 150 palavras/dia que envia ao Alberto Simões (Universidade do Minho, Departamento de Informática) que as incorpora no sítio web Dicionário Aberto.
O ponto da situação: para efeitos de consulta Web, terminaram a letra A, para revisão estão na letra E, de elefante! Estão previstos 3 anos para completar o projecto e este precisa de muita ajuda dos voluntários que se ofereçam para rever palavras.
Os mentores deste projecto ainda pretendem actualizar a grafia e manter também a versão original, transformar o dicionário num Wiki, adicionar palavras ou alterar definições por qualquer um, que fiquem automaticamente disponíveis.


ver blogue Página a Página, de Rita Farinha
Vivam as bibliotecas vivas!

Sem comentários: