quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Um dia com os media - operação 3 de maio

Convite à iniciativa de pessoas e instituições preocupadas com o lugar dos media na sua vida e interessadas em refletir criticamente e contribuir para a qualidade de vida no espaço público.
Todos nós já fizemos, alguma vez, descobertas e aprendemos com uma reportagem, um filme, um livro, um documentário, um cartoon. Todos já, alguma vez – porventura mais do que desejaríamos – detestamos o tratamento de um assunto ou a cobertura de um acontecimento. Outras vezes apeteceu-nos telefonar, enviar um e-mail, escrever um comentário, bater à porta de um provedor… A maior parte das vezes, porém, deixamos correr, desconhecendo até os direitos e deveres que nos assistem enquanto pessoas e cidadãos.
Todos somos consumidores e utilizadores dos media, sejam eles antigos ou modernos, analógicos ou digitais. 

A todos, pois, dirigimos o convite para, durante um dia – 3 de Maio de 2012 – pensarmos e agirmos tendo por tema os media e com os media. O desafio é dirigido igualmente a todos os meios de comunicação, aos seus dirigentes e profissionais. “Um dia com os media” quer ser um acontecimento que se afirme pela positiva – pela tomada de consciência, pela descoberta do que se pode fazer, pelo intercâmbio de experiências e de ideias… Vamos todos contribuir para que os portugueses de todas as idades partilhem o que pensam, o que detestam, o que desejam dos media.

Todos podem tomar a palavra e participar nesta iniciativa: bibliotecas, meios de comunicação, escolas, instituições de ensino superior, grupos de alunos, centros de investigação e formação, associações, universidades de seniores, movimentos, autarquias. A proposta é que, nesse dia, tomemos o mote “Um dia com os media” e realizemos uma atividade, um jogo, um ato criativo, através do qual respondamos à pergunta: que significado têm os media na nossa vida e como poderiam tornar-se mais relevantes? Através da palavra – em direto e ao vivo - ou através do som, da imagem, do multimédia, recorrendo aos meios tradicionais ou às redes sociais, façamos ouvir a nossa voz. Sem esquecer que, para que todos possam falar, é importante, também, aprender a ouvir.

Que fazer para participar neste dia? Desde já, começar a pensar algo que seja interessante, adequado e viável. Podem ser atividades muito simples, que não envolvam custos. Na medida do possível, deveriam inscrever-se nas rotinas habituais dos promotores. Entretanto, foi criado e estará em breve operacional um site (www.literaciamediatica.pt/umdiacomosmedia) onde será possível registar o que vamos promover e conhecer o que outros estão a organizar, bem como um endereço de e-mail para contacto com os organizadores (umdiacomosmedia@gmail.com).

É importante agir. E agir é também divulgar a iniciativa “Um dia com os media”.

Promotores da ideia:
Comissão Nacional da UNESCO; Conselho Nacional de Educação; Entidade Reguladora para a Comunicação Social; Gabinete para os Meios de Comunicação Social; Universidade do Minho/Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade.

Sem comentários: