sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Ranking Web Universidades 2012

Neste portal estão classificadas todas as universidades, mais de 20.300 universidades em todo o mundo. Foi preparado com a metodologia e participação de dois parceiros de renome internacional: o grupo SCImago que forneceu dados académicos a partir do seu Ranking de Instituições SCImago , enquanto a empresa Majestic SEO, líder mundial em informações sobre posicionamento nos motores de pesquisa, é a fonte de visibilidade dos dados. Estes são agora muito mais importante porque não só incluem os valores de ligações externos, mas também os domínios de referência dos mesmos.

Globalmente Harvard ocupa o primeiro lugar seguido pelo MIT e as universidades de Michigan Stanford e Berkeley. Na Europa, Tecnologia Zürich, em primeiro lugar com Cambridge, Oxford seguido. Universidades chinesas na Ásia (e insular) estão a competir com o Japão para as posições de privilégio, com a National Taiwan University de Tóquio no topo.

A principal novidade está nas universidades latino-americanas pela primeira vez três instituições colocado entre os top 50: São Paulo (20º), UNAM (38º) e BarcelonaTech (41º). Em todos estes casos o excelente desempenho está ligado ao seu forte compromisso com políticas de acesso aberto como evidenciado por seus bons resultados na Web Ranking de Repositórios.

O CSIC mantém a sua posição de privilégio (14 º no mundo) na última edição da Web Ranking de Centros de Pesquisa. com o seu Repositório Digital CSIC situado entre o mundo 41º e 3º em Espanha, depois da Universidade Autónoma de Barcelona e da Universidade Politécnica da Catalunha. Outro centro espanhol destacad nesta classificação é o Instituto de Salud Carlos III, 53º do mundo em um ranking liderado pelo NIH e pela NASA.

Em Portugal entre os 100 primeiros:
Universidade do Porto 12º
Universidade Técnica de Lisboa 53º



POSITION
WORLD RANKUNIVERSITY SIZE VISIBILITY RICH FILES SCHOLAR


















































Sem comentários: