quarta-feira, 27 de julho de 2011

Biblioteca Municipal de Figueiró dos Vinhos e a Web 2.0


A Biblioteca Municipal de Figueiró dos Vinhos tem vindo a desenvolver uma estratégia de difusão e promoção do seu Fundo Local apoiada em inúmeros serviços baseados na Internet, nomeadamente a partir de ferramentas de Web 2.0. Neste sentido, esta biblioteca pública acaba de adoptar o Scribd para organizar e partilhar um conjunto de documentos locais que tem vindo a digitalizar.

Scribd é uma plataforma de partilha gratuita de documentos em diversos formatos, que permite a criação de colecções de documentos, a visibilidade do documento em público/privado, comentários dos visitantes ao documento e licença de (re)utilização segundo o modelo Creative Commons. O Scribd fornece ainda um conjunto de estatísticas sobre os acessos aos documentos e um sistema para construção de redes sociais baseado no conceito seguido/seguidor (followed/following). A conexão do Scribd a plataformas como o Twitter, Facebook, Bebo, Delicious, Wordpress, entre outros, amplia, substancialmente, as capacidades de interacção e, por conseguinte, a visibilidade dos documentos e das organizações participantes. Por tudo isto, ele é considerado como o "Youtube dos livros" e conta já com mais de 50 milhões de utilizadores.

Actualmente, à distância de um clique e em qualquer parte do mundo, é possível aceder a um sem número de recursos informativos sobre Figueiró dos Vinhos através dos seguintes canais:

delicious

Europeana

Flickr

Scribd

Site da Biblioteca Municipal de Figueiró dos Vinhos

YouTube
http://www.youtube.com/bmfigueirodosvinhos

Vivam as bibliotecas vivas!

Sem comentários: