sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Convite à participação nas Secções e Grupos de Trabalho da BAD

Entre os objectivos de vária ordem que marcam o seu mandato, o Conselho Directivo Nacional da BAD pretende mobilizar os profissionais, associados e não associados, em torno da valorização e defesa dos serviços em que trabalham e, nessa medida inevitavelmente, dos seus próprios e legítimos interesses que, nos últimos anos, têm visto ser cada vez mais postos em causa. Procura-se, para esse efeito, desenvolver anteriores e novas formas de participação na vida associativa, tirando o melhor partido da experiência dos que nela têm estado envolvidos, mas tentando atrair também os mais novos.

Das Secções que há anos tinham sido aprovadas pelas anteriores direcções, apenas duas – a de Arquivos Municipais e a de Documentação e Informação Escolar – registavam agora alguma regularidade na acção.

As restantes permanecem inactivas, na sua maior parte há uma dezena de anos, pelo que foi decidido iniciar uma tentativa de constituir, em menor número, e sobretudo de um modo mais flexível e informal, o que poderemos designar como Grupos de Interesse ou de Trabalho, que poderão acolher também potenciais associados, isto é, profissionais cujos interesses venham a coincidir nessas diferentes matérias.

Um que está já a cumprir o seu programa, no qual se inclui o diagnóstico da situação deste sector específico, é o GT de Arquivos Audiovisuais.

Está ainda a constituir-se o GT de Gestão de Documentos de Arquivo, que tem como principal objectivo reflectir, debater e actuar com vista à implementação, no país, dos princípios e boas práticas de gestão de documentos de arquivo, independentemente do seu suporte.

O GT das Bibliotecas Públicas pretende ser um fórum de reflexão e debate, em que se confrontem perspectivas e se concertem posições e estratégias para que, num processo inclusivo, se mobilizem bibliotecários de todo o país em defesa do que consideramos um verdadeiro serviço público.

Relativamente ao GT de Bibliotecas do Ensino Superior, que se assume como uma plataforma de ação e reflexão colaborativa para apoiar a inovação, as boas práticas e o aprofundamento dos novos papéis e competências das instituições e seus profissionais, pretende reforçar o papel das BES nos processos de ensino aprendizagem, com enfoque na literacia da informação e nas tecnologias emergentes, e perspectivar novas formas de comunicação da ciência e a participação das bibliotecas no processo de criação e disseminação do conhecimento científico.

No que se refere ao GT de Tecnologias de Informação e Comunicação, propõe-se, para melhor corresponder às necessidades dos profissionais, monitorizar as tecnologias emergentes, desde os sistemas integrados de gestão de bibliotecas e arquivos, e de interoperabilidade, etc. às redes sociais e colaborativas, promovendo a formação e a partilha de experiências, e dotando ao mesmo tempo a Associação de ferramentas de comunicação baseadas na web.

Solicita-se aos membros da BAD, individuais e colectivos e a outros potenciais interessados que seleccionem o GT que melhor corresponda às suas actividades profissionais e - utilizando as TIC, nomeadamente - nele queiram participar activamente, que na página Web da Associação, preencham para esse efeito, de preferência até ao final de 2011, o respectivo formulário online.

Serão contactados, através de correio electrónico, no âmbito de um processo de consulta que proporcionará um mais activo envolvimento e participação na BAD. Devemos, entretanto e uma vez mais, apelar a todos para que contribuam para o desenvolvimento e promoção das actividades de uma Associação profissional que, ao longo dos seus 38 anos de existência, sempre contou unicamente com a sustentação dos seus membros e que procura hoje renovar-se para melhor corresponder às suas aspirações e interesses, precisando para isso do apoio de todos os profissionais.

Sem comentários: