sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Cognitive authority and Web 2.0

29 Janeiro 2009, FEUP

No 1º dia do BOBCATSSS, a conferência do keynote speaker Kimmo Tuominen, sobre autoridade cognitiva na era da web 2.0, foi particularmente interessante. Invocou os fenómenos: Star Wars e o punk rock como exemplos 2.0
São paradigmas da PARTICIPAÇÃO-movimentos criativos que envolveram e ainda envolvem a força da multidão. Desta alegoria partiu para o conceito de autoridade cognitiva, citando o bibliotecário Patrick Wilson, especialista em epistemologia, que se tornou num clássico das teorias da autoridade cognitiva, com a obra Second-Hand Knowledge: An Inquiry into Cognitive Authority.
The Cult of Amateur, de Andrew Keen, e as questões que levanta, nesta obra, foram apresentadas na sequência da enunciação dos 3 testes cognitivos:
- 1º teste - saber da reputação do autor e o seu reconhecimento como autoridade de uma determinada matéria. (agregadores RSS, netvibes, blogues, a informação anónima validada pelo auto-controle das funções dos sistemas de informação colaborativos como os wikis.)
- 2º teste - reconhecimento através do tipo de publicação, prestígio da editora - levanta questões sobre o open archive, open access; referiu o caso PLOS.
- 3º teste - tipo de documento: Cultura versus documentos digitais.
Apresentou, por fim, um novo teste:
-sociotechnical filtring
- automáticos, (Google news, rankings), individuais (bookmarks pessoais, netvibes, Itunes), colectivos (delicious, flickr, wikis, etc.).

Kimmo Tuominen termina a sua intervenção com o slogan: ideologia Punk não morreu ! A ideologia da Participação ainda está viva!
Vivam as bibliotecas vivas!

Sem comentários: