quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Colômbia, o país das bibliotecas, e a COMFENALCO

Parque Biblioteca León de Greiff, inaugurada em Fevereiro de 2007
fotografia Sérgio Mangas /do blogue Biblioteca sem Fronteiras

Colômbia surpreendo-nos com o trabalho que efectua nas bibliotecas públicas e na promoção da leitura.
COMFENALCO é uma das 50 “Caixas de Compensação Familiar”, financiadas com o apoio de empresas colombianas, são entidades privadas de serviço social que trabalham em diferentes campos para melhorar a qualidade de vida dos colombianos e mantém 120 bibliotecas públicas distribuídas por todo o território nacional. O Departamento de Cultura e Bibliotecas de COMFENALCO Antioquia, ganhou o Prémio Guust van Wesemael Literacy Prize 2001 (IFLA-Federação Internacional de Associações de Bibliotecas), mantém desde 1979 uma rede de serviços que actua em três frentes à luz do manifesto da UNESCO: a Leitura, a Informação e a Cultura.

COMFENALCO Antioquia tem obtido diversos reconhecimentos pelo seu trabalho. Em 1995, a Fundação para o Fomento da Leitura na Colômbia, Fundalectura, premiou-a pelo melhor trabalho de promoção da leitura no país, recebendo a Certificação Qualidade ISO 9002, sendo o primeiro serviço bibliotecário do país a obter essa certificação. A rede é constituída por sete bibliotecas em diferentes sectores da Área Metropolitana de Medellín e nos municípios de Bello e Itaguí. A Biblioteca central encontra-se no coração de Medellín e presta 77 horas semanais de serviços, permanecendo aberta todos os dias do ano. Conta com uma “bibliotecafeteria” e biblioteca escolar que apoia as actividades de aprendizagem do Instituto de Educação, sendo lugar de encontro da comunidade educativa. Nos municípios de Itaguí e Bello as bibliotecas estão localizadas em urbanizações habitadas por famílias jovens de classe média onde COMFECALCO desenvolveu programas de habitação.
Nos bairros de Guayabal, um lugar eminentemente industrial, a biblioteca ocupa um lugar estratégico como ponto de encontro dos habitantes de bairros violentos e desenvolve um trabalho de recuperação. No bairro Castilla, a biblioteca está localizada em uma zona que, mesmo marcada pela violência, conta com um forte movimento cultural. Outra biblioteca esta localizada no bairro do Salado, zona marginal onde vivem parte dos habitantes mais pobres da cidade.

Rede de Bibliotecas - Red de Bibliotecas de Medellín.

Fonte: artigo Colômbia, o país das bibliotecas de Lucila Martínez, pdf
blogue Biblioteca sem fronteiras de Sérgio Mangas
Vivam as bibliotecas vivas.

Sem comentários: