sexta-feira, 12 de outubro de 2007

love libraries award 2007


staff Lancaster Library

Love Libraries é uma campanha para tornar as bibliotecas públicas inglesas melhores. Uma saudável competição entre bibliotecas que são nomeadas por um júri que seleccionam projectos pioneiros nas bibliotecas públicas.
É da responsabilbidade do Council MLA (Museums, Libraries and Archives Council) que atribui um prémio monetário à biblioteca seleccionada de 2000 libras.
É preciso ser uma biblioteca com projectos inovadores, que capta novos utilizadores, está atenta ao público mais novo e jovem da biblioteca, cria espaços para este público assim como actividades que motivem para a leitura e a permanência no espaço da biblioteca.
O concurso foi lançado em Maio, durante o Verão decorreram as votações e de entre 5 finalistas, a Lancaster Librarie foi a vencedora do "Love Libraries award 2007".
O prémio revela o trabalho fantástico que as bibliotecas públicas inglesas estão a fazer com as crianças e jovens adaptando-se às novas tendências de gostos e de tecnologias requeridos por esta faixa etária.
(Não posso deixar de falar do esforço de algumas bibliotecas públicas portuguesas que estão a apostar fortemente neste trabalho com jovens, só é pena muitas ainda estarem adormecidas e só trabalharem projectos com crianças e adultos.)
3.500 bibliotecas públicas dependem de autoridades locais em Inglaterra. Estão no centro do coração das comunidades, com a 60% da população usando-as, com 290 milhões de visitas num ano.
fonte : MLA

"To me a library is an Aladdin's Cave of entertainment and knowledge." Lesley Pearse (Penguim Book)

Vivam as bibliotecas vivas!

1 comentário:

Gaspar Matos disse...

Bravo, Luísa!

Brevemente farei uns post sobre umas actividades curiosas deste "Love Libraries".

Tens toneladas de razão, mas as coisas vão mudando, aos poucos.

E, quanto mais não seja, o trabalho com crianças foi desenvolvido e consolidado. Pode-se, agora, partir para outra etapa.

Um abraço!