segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Visita à Old Library - Trinity College, Dublin



A Old Library (construída entre 1712 e 1732) faz parte do complexo de bibliotecas da University of Dublin – Trinity College, de longe a mais famosa  por possuir manuscritos únicos e de valor histórico incomparável, entre eles a pérola: the Book of Kells, e de ser uma das maiores bibliotecas de investigação do mundo.
Tem a sorte de receber o depósito legal de livros impressos da Grã-Bretanha e da Irlanda, que estão depositados por vários edifícios.
A sala principal da Old Library chama-se Long Room, uma belíssima galeria de 65 metros com uma mezzanine e 200.000 volumes, onde está concentrada a colecção dos livros antigos.

O governo irlandês investiu recentemente na investigação sobre os manuscritos do Long Room, os de carácter regional em língua gaélica, os manuscritos medievais e na análise científica do Book of Kells. Existe também um grande projecto de digitalização e indexação de manuscritos com parceria com o Instituto de Artes e Humanidades da universidade – o projecto Long Room Hub.
A biblioteca contribui para a Europeana com documentos digitalizados de temas relacionados com relatos e diários de viagens, documentos sobre explorações geográficas, etc.
Ver:

Vivam as bibliotecas vivas!

3 comentários:

cristina cruz disse...

As imagens da Biblioteca que mostra no blog são de facto impressionantes, deixando-nos perplexos perante a sua opulência. Ao vivo então nem imagino as sensações que despertará.

Ana Luiza Chaves disse...

Que oportunidade impar! Nossa, É magnífica!
Tenho a curiosidade de saber de os manuscritos seguem a descrição arquivística ou a catalogação biblioteconômica.

Claudia disse...

Essa biblioteca é incrivelmente linda! Tive a oportunidade de visitá-la em julho de 2009 e a emoção é realmente única!