quarta-feira, 14 de abril de 2010

My 10º Congresso BAD

Ao longo dos três dias do congresso (7 a 9 Abril) debateu-se e apresentou -se trabalhos sobre as políticas de informação na sociedade em rede, que me fazem congratular com o nível que se atingiu, tanto na apresentação das comunicações científicas como nos debates gerados nos painéis.
Destaco, em primeiro plano, a utilização das ferramentas e das redes sociais, tendo permitido o início do congresso uns meses antes, com a abertura de um blogue e canal no Youtube, com vídeos "promocionais" que testemunhavam as vivências de colegas nos congressos passados e que permitem fazer a história da associação BAD e o papel que tem representado no desenvolvimento profissional e científico. 
Durante o congresso, as ferramentas foram muito utilizadas, sobretudo  o twitter, que permitiu aceder às ideias principais e a pequenos resumos do que estava a acontecer nas várias sessões paralelas.

Devido à minha participação activa neste congresso, tive pouca oportunidade de passar pelas mesas dedicadas a temas como as questões das políticas e enquadramento legal, informação e sociedade e literacias da informação, o que me deixa sempre penosa. Mas nos congressos é impossível estar em tudo e ouvir tudo do evento. 
Através da Web social podemos visualizar vídeos de algumas sessões e seguir no twitter a #10bad e #10badweb  (para o painel Bibliotecas e Web 2.0) para nos informarmos de algumas ideias-chave que passaram neste congresso.
As comunicações são cada vez mais investigações bem fundamentadas que fazem transparecer o número elevado de profissionais-estudantes da Ciência da Informação, em cursos de mestrado e doutoramento. É um retrato da profissão que nos dignifica, já não somos um grupo de profissionais que vem aos congressos para relatar e trocar experiências, mas que também as investiga e procura perguntar e resolver questões relacionadas com o domínio científico onde nos situamos profissionalmente.
Estiveram também presentes investigadores de domínios científicos que se cruzam com a Informação, à qual tive o prazer de assistir, destaco a conferência inaugural com o professor Gustavo Cardoso, intitulada "Do acesso livre aos Livros livres: a revolução digital na ciência e a transformação do mundo editorial"







Um dos momentos altos foi o do último painel “Olhares sobre a profissão” , anterior à sessão de encerramento, sobre o futuro da profissão, em que intervieram professores universitários de áreas da sociologia, jornalismo e da CI e a BAD, através da intervenção do presidente, Pina Falcão e o debate resultante das observações emitidas.

O congresso teve momentos chave ao alertar para a situação da necessidade de congregação dos profissionais no sentido de defesa e reivindicação de estratégias várias: desde políticas de informação bem definidas e carreiras profissionais dignificadas. Nas conclusões do congresso ficaram patentes estas ideias que terão que ser suportadas por um background associativo forte e influente politicamente, onde todos devemos participar e colaborar.





A Assembleia Geral da associação BAD decorreu durante o congresso onde foram debatidos estas questões,  e se agraciaram com a designação de associados honorários os colegas Lucília Paiva, M. José Leal, já falecidas, Henrique Barreto Nunes e o Professor galego Pedro Lopez.
Quanto ao futuro, preocupa-me os cenários das bibliotecas/arquivos e dos profissionais apresentados, o futuro da Associação também, que está a precisar de um "power" para relançar discussões iniciados no congresso, abrir o debate e ir ao fundo dos problemas da profissão e do próprio futuro da associação.
Será que se vai criar alguma comissão para analisar o problema?
Esta já não é a forma de comunicar nem de se trabalhar em conjunto. Que tal aproveitar as ferramentas das redes sociais criadas para este congresso para continuar a discussão?
Façamos agora do pós-congresso um momento de crescimento profissional e de fortalecimento da associação.
Vivam as associações vivas!

2 comentários:

Cláudia Lopes disse...

Boa Tarde!

Felicitações pelo seu excelente blogue. Costumo visitá-lo muitas vezes, pois o seu conteúdo é muito rico em termos bibliotecários. Gostei muito dos seus textos sobre o Congresso, pois como não tive oportunidade de estar presente, fiquei com uma ideia do que se passou lá e dos temas tratados.

Cumprimentos

Cláudia Lopes

Luísa Alvim disse...

Obrigada Cláudia. E espero encontrar-te... Luísa Alvim