quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Library 2.0



Em 2005, o conceito "Library 2.0", trazido ao mundo pelo Michael Casey, no blogue LibraryCrunch, 

Ao iniciar a leitura deste post no blogue do Michael Casey, apercebo-me que a reflexão ainda não terminou sobre o que queremos e desejamos para a Biblioteca 2.0, nesta discussão iniciada há 5 anos.
Michael Casey, a partir de comunicações dos históricos Michael Stephens (Tame The Web) e Sarah Houghton  (Librarian in Black Blog), lançou à discussão de como nas bibliotecas se poderia implementar a arquitectura própria da Web 2.0.
O repensar novos modelos de funcionamento e serviços das bibliotecas,  reflectir sobre o que as novas tecnologias 2.0 contribuem para o desenvolvimento da comunicação entre as bibliotecas e os utilizadores, e  a reflectir sobre a questão da confiança (o MC fala de radical!) de que os profissionais da biblioteca podem ser obrigados a agarrar com as contribuições e conteúdos que os utilizadores querem trazer para a biblioteca.
Ideia perturbadora? O que se alterou em nós, profissionais das bibliotecas, em relação à confiança radical nos utilizadores? As nossas bibliotecas beberam destas discussões e tecnologias?
Vivam as bibliotecas vivas 2.0?

Sem comentários: