quinta-feira, 25 de junho de 2009

Fórum Rede de Bibliotecas Escolares



No ano em que completa o seu 13º aniversário, a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) reúne, em Lisboa, cerca
de 1500 colaboradores e parceiros, naquele que será o maior encontro nacional de bibliotecas escolares jamais realizado no nosso país.
O Fórum RBE, que terá lugar, no próximo dia 26 de Junho, na FIL (Parque das Nações), pretende não só constituir um espaço de reflexão sobre os desafios que as literacias do Séc. XXI colocam às bibliotecas escolares, como uma oportunidade para efectuar o balanço dos últimos 13 anos de actividade deste programa que tem como missão dotar as escolas com bibliotecas que desenvolvam nos alunos as competências de leitura, tecnológicas, de informação e conhecimento indispensáveis para que se tornem cidadãos mais aptos, conscientes, informados e participativos.
Maria de Lurdes Rodrigues, Ministra da Educação, Eduardo Marçal Grilo, Administrador da Fundação Calouste Gulbenkian e Maria Teresa Calçada, Coordenadora da Rede de Bibliotecas Escolares, serão os responsáveis pela sessão de abertura deste Fórum.

Nesta iniciativa, promovida pelo Gabinete da RBE, haverá ainda lugar para uma mesa redonda, moderada pelo jornalista Carlos Andrade, na qual se debaterá como as bibliotecas escolares podem constituir, efectivamente, uma plataforma de acesso à informação local e global, às aprendizagens curriculares e individuais, às literacias e aos saberes. Contribuirá ainda para esta discussão a experiência de Manuela Barreto Nunes, Directora da Biblioteca da Universidade Portucalense, com extenso curricula, nesta área, com inúmeras participações nacionais e internacionais e também na concepção de programas pós graduados de formação.

Muito aguardadas são as conclusões do estudo de avaliação externa da eficácia do programa RBE, desenvolvido pelo CIES (Centro de Investigação e Estudos de Sociologia) do ISCTE e apresentado, neste Fórum, pelo investigador responsável, Professor Doutor Firmino da Costa.


Vivam as bibliotecas escolares vivas!

Sem comentários: