quarta-feira, 25 de março de 2009

Web semântica no Google

O Google (The Official Google blog) anunciou ontem a integração de tecnologias semânticas no seu sistema de pesquisas.
As novidades permitirão que o sistema de pesquisas do Google identifique associações e conceitos relacionados com a pesquisa, sofisticando a lista de termos relacionados reproduzidos pelo Google nos resultados.
"Se você busca por 'princípios da física', nossos algoritmos entendem que 'momento angular', 'relatividade especial', 'big bang' e 'mecânica quântica' são expressões relacionadas que podem ajudar a encontrar o que se quer", afirma-se post do blogue oficial do Google.
O responsável técnico pelo grupo Search Quality do Google, Ori Allon, afirma que a melhoria na pesquisa envolve uma parte de tecnologia para busca semântica misturado com o processamento, em tempo real, de grandes blocos de dados.
Actualmente, o Google usa um método, criticado por ser ultrapassado, de relacionar termos pesquisados primordialmente pela análise de palavras e não pelo sentido que elas possuem.
Em Janeiro, durante uma conferência financeira, o CEO do Google, Eric Schmidt, já havia dado indícios da novidade, alegando que a empresa teria uma postura mais séria a respeito da pesquisa semântica.

O principal rival do Google nesta área, a PowerSet foi adquirida pela Microsoft em Julho por 100 milhões de dólares para melhorar os conceitos semânticos no Windows Live Search.

A Microsoft, inclusive, vem a testar um novo sistema de pesquisa que usa a tecnologia da PowerSet internamente, chamado provisoriamente de Kumo.
O Google também apresentou outra melhoria à sua pesquisa - "snippets", ou o resumo extraído pelo sistema de buscas do site para explicar ao utilizador sobre o que a página trata.
Os utilizadores ao digitarem três ou mais termos, o Google apresentará resumos maiores para dar uma visão melhor de como as palavras-chave aparecem no site.
Outro rival do Google já mostrou avanços nessa área: o projeto Search Monkey que permite que se criem resumos mais completos nos resultados da pesquisa, com imagens, direcções e links para outros conteúdos.
Fonte: The Officcial Google Blog

Vivam as bibliotecas vivas.

Sem comentários: