quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Kindle 2


Com espessura comparável a um lápis, o Kindle 2 tem menos de um centímetro e pesa apenas 28 gramas. A bateria dura de quatro a cinco dias sem necessidade de recarga, e até duas semanas se a rede sem fios estiver desligada. O écran do novo ebook da Amazon tem 6 polegadas com resolução de 600 x 800. O novo papel electrónico tem 16 tons de cinza, contra quatro anteriormente, para garantir um texto mais claro e imagens mais nítidas. Com 2 GB de memória, o Kindle 2 pode armazenar até 1.500 livros de uma só vez.
A Amazon garante um backup de cada livro comprado, que pode então ser apagado e baixado novamente através da rede sem-fio a qualquer momento.
O aparelho traz embutido o New Oxford American Dictionary, com 250 mil palavras da língua inglesa.

O Kindle 2 traz a função experimental "Text-to-Speech" que converte as palavras do texto para a língua falada, dando aos utilizadores a opção de ler ou ouvir seus livros.

Esta nova versão utiliza um sistema de download para rede sem fios que permite que os livros sejam baixados em menos de um minuto sem nenhum custo para o utilizador. O serviço, infelizmente, só funciona nos EUA.
O Kindle é o ebook mais popular do mundo. O maior problema do Kindle é a incapacidade da Amazon de manter o produto disponível nas suas "prateleiras". A primeira versão do ebook está esgotada há meses. A pré-venda da nova versão já começou, e quem tem um aparelho antigo encomendado receberá o modelo actual.
Durante a apresentação do produto, Stephen King anunciou o lançamento de um novo livro, baptizado de "Ur", que sairá exclusivamente no Kindle e tem este e-book como um dos personagens principais.
Fonte: O Globo
Como é que as bibliotecas vão utilizar este tipo de e-books? Como iremos nós, no futuro, ler as obras literárias?
Vivam as bibliotecas vivas.

1 comentário:

Anónimo disse...

Não vejo desvantagem das bibliotecas em relação ao equipamento. Essas instituições irão continuar a utilizar e administrar os livros normalmente como sempre fizeram. Quando o Kindle 2 foi idealizado foi para para a utilização do usuário final. Uma grande vantagem disso é, das bibliotecas poderem disponibilizar obras raras e de difícil acesso no formato digital para poderem ser distribuídos em equipamentos de ebook.