terça-feira, 16 de setembro de 2008

catálogos digitais de bibliotecas públicas


A nova estratégia das bibliotecas públicas americanas, para recuperar e cativar novos utilizadores, é melhorar e aumentar em quantidade e qualidade os documentos disponíveis nos seus catálogos bibliográficos online. Assim, um número considerável de música e de filmes digitais podem ser descarregados através da internet, no computador pessoal ou no MP3. Um serviço gratuito que rivaliza com as empresas privadas, como o iTunes, etc.
A Public Library Phoenix (com 15 bibliotecas + 1 em construção) tem um catálogo digital com 50.000 títulos de ebooks, audio-livros, música, vídeo, etc. O utilizador para usufruir deste serviço tem que tem que ser sócio da biblioteca e descarrega directamente, no seu computador, o título seleccionado que fica activo entre 1 a 3 semanas. Para realizar estas operações nunca necessita de fisicamente se deslocar à biblioteca municipal da sua zona.
A empresa OverDrive impulsionou o projecto para que as bibliotecas nos EUA forneçam este tipo de serviços, para isso tem acordos com editoras como Random House, entre muitas, e editoras discográficas como Alligator Records.

Vivam as bibliotecas vivas.


Sem comentários: