terça-feira, 29 de janeiro de 2008

fundação cuidar o futuro


É um marco importante para a memória patrimonial que se disponibilize os documentos e publicações desta grande personalidade, que foi Maria de Loudes Pintasilgo, e que marcou a política e o pensamento português e europeu.
O Centro de Documentação e de Publicações - Arquivo Maria de Lourdes Pintassilgo da Fundação Cuidar O Futuro, constituido em 2004, desenvolveu um arquivo, com o objectivo de proceder à organização e conservação do acervo documental da Engenheira Maria de Lourdes Pintasilgo (1930-2004), por esta entregue à fundação em regime de doação em 2002.
Em 2006, com o apoio do Programa Operacional Sociedade do Conhecimento, o CDP iniciou o projecto Memória na Internet de Maria de Lourdes Pintasilgo, que visa garantir o tratamento técnico de parte significativa daquele acervo documental e a sua disponibilização em suporte digital e na Internet.
Actualmente, o CDP prossegue o tratamento e a informatização do acervo Maria de Lourdes Pintasilgo, tendo em vista a abertura gradual à consulta pública da totalidade das espécies documentais e fotográficas que o compõem.
A criação de uma biblioteca, composta por livros e publicações periódicas do espólio Maria de Lourdes Pintasilgo, além de um fundo bibliográfico a adquirir e de outras contribuições (doação, herança, legado, permuta), é outra das acções previstas. Também o desenvolvimento de projectos editoriais, envolvendo documentação inédita do arquivo e/ ou os resultados das investigações promovidas no âmbito da Fundação Cuidar O Futuro.
O Centro de Documentação está instalada em Lisboa, horários e morada ver aqui.
Vivam as bibliotecas vivas.

Sem comentários: