quarta-feira, 4 de julho de 2007

museus na web


Encontro-me durante alguns dias desta semana, no Museu Soares dos Reis, no Porto, numa iniciativa do Instituto Português de Museus, a reflectir sobre a concepção de sítios Web para estas instituições. Não sou a única participante com formação na área da Documentação e Informação, mas sou a única sem formação em Museologia. Portanto sinto-me à vontade para afirmar que os nossos museus e seus gestores estão um pouco atrasados no tempo. O mesmo se aplica ao mundo de algumas bibliotecas, mas a realidade dos museus é mais assustadora.
O conceito de sítios web de museus, que ouvi defender, é que estes devem ser o espelho da instituição, uma representação, uma montra, e no meu entender esta é uma visão muito redutora do sítio web, não permitindo realizar mais do que os espaços físicos dos museus já oferecem. Quanto às novas tecnologias Web 2.0, nunca ouviram falar. Creative Commons? RSS? Wikis? Web semântica? Colecções virtuais? Second Life? Social tagging?
O sítio web, que o IPM, propõe como modelo é o do Museu Nacional de Arqueologia, criado em 2002 e alvo de um prémio internacional.
O que eu proponho para visita virtual :
San Francisco Museum of Modern Art (podcasts, Rss, etc.)
Monticello (casa e quinta do presidente Jefferson) (animações 3D, passeios virtuais, vídeos, etc)
Minnesota Historical Society ( loja virtual)
Science Buzz - Museum Minnesota Community (blogue, intervenção da comunidade)
e claro, apesar de todas as polémicas, o Museu Berardo (vídeos, notícias)



Vivam as bibliotecas e museus vivos!

2 comentários:

Anónimo disse...

Olá Luisa,
Não podia estar mais de acordo. O ano passado, por razões de ordem profissional, pude verificar que é grande o atraso dos museus portugueses no que diz respeito aos sites em questões tão básicas como o acesso á informação sobre as respectivas colecções museológicas e documentais. Recomendo ainda a visita ao site do novo museu francês do Quai Branly
Rosa Barreto

Luísa Alvim disse...

obrigada, Rosa Barreto

o sítio web é excelente. O ano passado estive em Paris e desconhecia este espaço. O que perdi...