quinta-feira, 17 de maio de 2007

uma biblioteca 2.0: biblioteca municipal de muskiz, país basco, espanha

Fernando Juárez Urquijo, bibliotecário na Biblioteca Municipal de Muskiz, no País Basco, trouxe-nos a experiência, na mesa redonda sobre os blogues, nas 10ªs Jornadas espanolas de documentación, de uma pequena biblioteca que adoptou as aplicações da Web 2.0, com intenção de criar uma biblioteca pública mais participativa, mais activa, difundir conteúdos com qualidade e fomentar nos utilizadores a importância da criação de conteúdos por eles mesmos e disponibilizá-los no portal da biblioteca. De fazer inveja às nossas bibliotecas públicas !
A utilização, nos sítios Web, das novas ferramentas e softwares gratuitos e de fácil utilização associados a uma nova atitude por parte das bibliotecas torna o utilizador no elemento chave. O utilizador procura a biblioteca e a biblioteca procura o utilizador, numa relação de trabalho cooperativo e descentralizado. Os sítios Web das bibliotecas podem ser locais onde o utilizador pode contribuir, escrever, dar a sua opinião, editar e criar informação. Pode ainda criar uma comunidade temática e criar relações.
Fernando Juárez implementou no portal da biblioteca municipal algumas destas noções que vale a pena observar e copiar.

sindicação de conteúdos, a biblioteca oferece o acesso a novos conteúdos, novidades bibliográficas e outros, por RSS:

como catálogo colectivo de novidades (toda a comunidade colabora) :


sistema de etiquetar conteúdos e um boletim de novidades Bateginik:

como difusão de escritores e obras literárias - roteiro literário:


o portal da biblioteca oferece a consulta a um agregador de conteúdos - del.icio.us - sobre a região, e outros de temáticas gerais:

oferta do serviço Netvibes - implementa um escritório virtual, uma página web onde posso agregar notícias, o tempo, links para sítios favoritos, caixa de correio pessoal gmail, acessível de qualquer lugar ; oferta e explicações sobre outros serviços no Flickr, etc.

blogues, p.ex este com as novidades bibliográficas para os mais pequenos:




Parabéns para Fernando Juárez, bibliotecário 2.0. !

Vivam as bibliotecas vivas.

5 comentários:

Bruno Duarte Eiras disse...

Bom exemplo que comprova que mesmo numa biblioteca pública de uma pequena localidade (c. 7 mil hab) pode ser feito um trabalho interessante. São as maravilhas da web social!

Luísa Alvim disse...

e tudo gratuito,provavelmente sem ter que pedir autorização aos superiores hierárquicos !

Bruno Duarte Eiras disse...

Essa parte da autorização também já não sei, porque infelizmente ainda existem muitos superiores hierárquicos que além dos custos também gostam de controlar o "pensamento" e as acções. No entanto, o facto de ser gratuito será uma grande vantagem... pelo menos esperamos que assim seja.

Luísa, conseguiste encontrar o fórum do PubLib?!

Luísa Alvim disse...

obrigada Bruno

acho que sim, acabei de me registar.
obrigadaq

Bruno Duarte Eiras disse...

Olá, Luísa
No outro dia não tinha conseguido encontrar o URL de registo no PubLib! Mas já o encontrei...