terça-feira, 6 de junho de 2006

plano nacional de leitura


Sara Affonso
No passado dia 4, foi apresentado o Plano Nacional de Leitura, pelo Ministério da Educação e da Cultura. Vai ser mesmo uma prioridade política com investimento de milhares de euros.
O principal objectivo é incentivar a leitura entre os mais novos e criar hábitos de leitura.
No ano lectivo 2006/2007 arrancam 3 programas em todas as escolas do país :
- "Está na hora dos livros" - para crianças que não sabem ler e o objectivo é incentivar o contacto com as obras através das leituras feitas pelos educadores.(Pré-escola)
- "Está na hora da leitura" - para crianças que começam a ler. Todos os dias no 1º ciclo está previsto 1 hora/dia para a leitura com o professor na sala de aula, para além de outras actividades paralelas.
-"Quantos mais livros melhor" - destinado ao 2º ciclo, onde estão previstos 45 minutos de leitura, na sala de aula, na disciplina de Português.
As bibliotecas públicas já efectuam este trabalho já alguns anos, como diriam alguns estudiosos destas matérias, proporcionaram uma revolução "silenciosa" na área da promoção da leitura.
Vão agora ser contempladas com mais acções do Programa de Itinerâncias Culturais, do Ministério da Cultura, com 400.000 euros, para 2007 !
Vivam as bibliotecas vivas.

Sem comentários: