quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Buzz


Ontem o  Google apresentou a sua nova arma contra os populares sites sociais que dominam o panorama na internet: o Google Buzz.
Não é segredo que o Google tem tentado entrar neste segmento há bastante tempo: a aquisição do Orkut foi um desses passos, mas que não atingiu o sucesso esperado a nível mundial (sendo no entanto ainda bastante utilizado no Brasil.)
Mas os tempos mudam, e a novas gerações procuram métodos mais rápidos e eficientes de partilhar informação.
O Google Wave foi outra das experiências tentada mais recentemente, mas que  rapidamente foi relegado para uma utilização por pequenos grupos ou em circunstâncias específicas.
Face aos serviços tipo Twitter e Facebook, o Google tenta agora a sua sorte com este Google Buzz. E desta vez tem um trunfo importante: o Google Buzz estará disponível na página do Gmail. Isso torna a sua utilização bastante mais atractiva, prática e imediata – factor essencial para uma adopção por parte dos utilizadores – e disponível a milhões de utilizadores dentro de poucos dias.
Permitindo a criação de diferentes grupos, públicos ou privados, este Buzz permite partilhar de forma simples e imediata qualquer tipo de informação que achemos interessante: textos, fotos, vídeos, etc.
Para os utilizadores de dispositivos móveis, adiciona funcionalidades de geo-localização que nos permitem ver “buzzs” dos locais de interesse. Poderemos ver o que outras pessoas disseram de uma certa loja ou restaurante.
A ideia, não sendo nova, parece vir de encontro às necessidades  “sociais” actuais – só o tempo dirá se  conseguirá cativar os utilizadores.

Carlos Martins

Sem comentários: