quinta-feira, 17 de julho de 2008

um único documento informativo da BAD ?



A BAD Nacional divulga (em formato pdf) o boletim Notícia BAD com um excelente editorial, recensões de livros relevantes, etc. Definiu inicialmente os seus objectivos, desde a divulgação das actividades e iniciativas da Associação, à divulgação selectiva de informação de âmbito nacional e internacional do sector profissional e de ser um canal aberto à participação dos profissionais associados.



A Delegação Regional do Sul da BAD publica mensalmente este boletim Notícia Bad Sul com informações diversas sobre as actividades que as bibliotecas e arquivos desenvolvem no sul do país, assim como destacam notícias profissionais, blogues de bibliotecários e arquivistas, acções de formação, etc.

A Delegação Regional do Norte tem o blogue bad norte blogue. Uma plataforma agregadora de interesses, de partilha de informações e acontecimentos profissionais, com uma lista de colaboradores que publicam mensalmente as suas opiniões sobre um tema proposto.


As forças unidas podiam fazer um único documento informativo da BAD, onde todos as delegações poderiam colaborar sem necessitar de regionalismos para afirmarem os diversos estilos, práticas e gerações existentes de profissionais da informação.
Uma proposta "indecente" para tempos novos e tempos de partilha do conhecimento. Já não vence quem informa mais, mas quem se "associa mais" e sabe inteligentemente viver com as diferentes posições e diferentes formas de comunicar na web a informação. Onde está a inteligência colectiva BAD?

Vivam as bibliotecas vivas.

1 comentário:

Maria José Vitorino disse...

Aí está uma ideia a trabalhar, Luísa, e que pode até começar por revestir a forma de uma boa ferramenta de pesquisa simultânea em todas essas colecçoes de conteúdos; é que a edição tb se está a revolucionar, lemos em frames, saltitamos, simultaneamos... abraço de Estio e claro vivam as bibliotecas bibas eheheh