música "Fur Alina" de Arno Part
texto "Claros del bosque" de María Zambrano
Para quem quiser ver a vida está cheia de nascimentos.
Nascemos muitas vezes ao longo da infância
quando os olhos se abrem em espanto e alegria.
Nascemos nas viagens sem mapa que a juventude arrisca.
Nascemos na sementeira da vida adulta,
entre invernos e primaveras maturando
a misteriosa transformação que coloca na haste a flor
e dentro da flor o perfume do fruto.
Nascemos muitas vezes naquela idade
onde os trabalhos não cessam, mas reconciliam-se
com laços interiores e caminhos adiados.
Enganam-se os que pensam que só nascemos uma vez.
Nascemos quando nos descobrimos amados e capazes de amar.
Nascemos no entusiasmo do riso e na noite de algumas lágrimas.
Nascemos na prece e no dom.
Nascemos no perdão e no confronto.
Nascemos em silêncio ou iluminados por uma palavra.
Nascemos na tarefa e na partilha.
Nascemos nos gestos ou para lá dos gestos.
Nascemos dentro de nós e no coração de Deus.
O que Jesus nos diz é: "Também tu podes nascer",
pois nós nascemos, nascemos, nascemos.
ESTUDO GERAL é a designação do repositório digital da produção científica da Universidade de Coimbra, com o objectivo de divulgar conteúdos digitais de natureza científica de autores ligados à Universidade de Coimbra. A sua criação insere-se no movimento de Acesso Livre à Literatura científica (Open Access), ao qual o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas aderiu em 2006 e que a Universidade de Coimbra subscreveu. À semelhança de outras grandes universidades nacionais e internacionais, a UC tem o maior interesse em aumentar a sua presença na rede informática mundial, sendo cada vez mais - e também por essa via - um emissor de conhecimento e cultura.
O Repositório digital da Universidade Aberta tem por objectivo armazenar, preservar, divulgar e permitir o livre acesso à produção intelectual, de natureza científica, produzida pela comunidade académica da Universidade Aberta.
Este repositório institucional visa coleccionar, preservar e disponibilizar na Internet a produção intelectual, em texto integral de acesso livre, da comunidade académica da U.PORTO. O acesso é livre, sob as condições de licensa pública Creative Commons.
O Repositório Institucional da Universidade dos Açores desenvolvido no âmbito do projecto RCAAP.
O Repositório Institucional da Universidade Técnica de Lisboa desenvolvido no âmbito do projecto RCAAP.
Este repositório destina-se a recolher, preservar e disponibilizar o acesso às publicações científicas e didácticas de seis: Escolas da UTL: Faculdade de Medicina Veterinária, Instituto Superior de Agronomia, Instituto Superior de Economia e Gestão, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas , Faculdade de Motricidade Humana, Faculdade de Arquitectura. O Instituto Superior Técnico, igualmente Escola Da UTL, tem repositório independente.
Este repositório destina-se a recolher, armazenar, gerir, preservar e permitir o acesso a toda a produção intelectual da FCT/UNL.
Este repositório destina-se a disponibilizar a produção científica e didáctica do ISCTE. Se é membro da comunidade alargada do ISCTE pode proceder ao depósito dos seus materiais.
O Repositório do ISCTE destina-se a preservar, divulgar e dar acesso à produção intelectual do ISCTE em formato digital.
Constituem objectivos do Repositório: aumentar a visibilidade e o impacto da investigação desenvolvida no ISCTE, melhorar a comunicação interna e externa e preservar a memória intelectual da instituição.
O RIHUC, Repositório Institucional dos Hospitais da Universidade de Coimbra desenvolvido no âmbito do projecto RCAAP, dá acesso à produção científica da instituição em formato digital, contribuindo para o incremento da sua visibilidade e impacto.
O RIHUC tem como principais objectivos centralizar, armazenar, divulgar e disponibilizar em acesso livre e digital toda a produção científica deste Hospital Universitário
O RepositóriUM é o repositório institucional da Universidade do Minho, constituído com o objectivo de armazenar, preservar, divulgar e dar acesso à produção intelectual da Universidade do Minho em formato digital. O RepositóriUM pretende reunir, num único sítio, o conjunto das publicações científicas da UM contribuindo desse modo para o aumento da sua visibilidade e impacto e garantindo a preservação da memória intelectual da Universidade do Minho.
O Repositório Institucional da Universidade do Algarve desenvolvido no âmbito do projecto RCAAP.
Arquivo do jornal
A qualidade dos apresentadores convidados (ver lista e biografia dos oradores) garante que a Conferência será uma excelente oportunidade para adquirir conhecimento actualizado, debater e trocar experiências sobre esta problemática.
A Conferência está aberta a todos os potenciais interessados na temática do Acesso Livre: investigadores e académicos, dirigentes universitários, bibliotecários, editores e outros.
As inscrições, gratuitas, podem ainda ser realizadas até ao dia 10 de Dezembro em:
http://confoa08.sdum.uminho.