sexta-feira, 9 de março de 2012

Nos 150 anos das Memórias do Cárcere

O ano de 1862 é, sem dúvida, marcante na literatura camiliana, na medida em que regista não somente a escrita de ‘Amor de Perdição’ como também a edição de ‘Memórias do Cárcere’, texto que exprime a experiência de Camilo Castelo Branco, preso por adultério, na Cadeia da Relação do Porto.
150 anos depois, a Câmara Municipal de Famalicão e a Casa de Camilo organizam, no âmbito da Capital Europeia da Cultura Guimarães 2012, Oficinas de Leitura, de Escrita e de Cinema com os reclusos do estabelecimento prisional de Guimarães; para que estes possam também, à luz de Camilo, aprender a exprimir, através da criação artística, literária e audiovisual, os seus sentimentos, experiências e memórias.

Este conjunto de actividades, resultará na publicação de um livro e na produção de um documentário; ambos contendo textos, imagens e conteúdos criativos elaborados pelos reclusos.

março
Em março, dá-se início ao projecto; apresentado primeiro aos reclusos, dia 9, no Estabelecimento Prisional de Guimarães; e depois à imprensa, dia 12, na Casa de Camilo. E desde então até meados de abril, o Estabelecimento Prisional de Guimarães receberá convidados ilustres, figuras públicas da sociedade portuguesa que, num ambiente de tertúlia, lerão excertos da obra de Camilo.  

abril
De meados de março a 14 de abril, figuras públicas da sociedade portuguesa, num ambiente de tertúlia, lerão excertos da obra de Camilo Castelo Branco, Memórias do Cárcere. A partir desta data inicia-se uma Oficina de Escrita Criativa com os reclusos.

maio
De 14 de abril a 19 de maio os reclusos receberam formação em Escrita Criativa, com vista a saber recriar literariamente, à luz de Camilo, as suas próprias memórias do cárcere. O período de redação inicia-se a 21 de maio.

junho
Intercalando visitas de estudo à Cadeia da Relação do Porto e à Casa de Camilo, o mês de junho é dedicado na totalidade à criatividade literária dos reclusos do Estabelecimento Prisional de Guimarães que, sob inspiração da obra camiliana, escreverão eles próprios as suas memórias do cárcere.

julho
Para os reclusos do Estabelecimento Prisional de Guimarães, este será o mês do cinema. De dia 2 a dia 27, estes receberão formação na área e serão incentivados a produzir as suas próprias experiências audiovisuais.

outubro
Lançamento, dia 12, na Casa de Camilo, do livro produzido com textos dos reclusos do Estabelecimento Prisional de Guimarães.

novembro
Apresentação pública, dia 12, na Casa de Camilo, do documentário resultante de todo o projeto de interação criativa com os reclusos do Estabelecimento Prisional de Guimarães, a propósito da celebração dos 150 anos de Memórias do Cárcere, de Camilo Castelo Branco.

Fonte: Guimarães 2012

Sem comentários: