Tem havido grande oposição a este projeto lei SOPA (Stop Online Piracy Act) da Câmara dos representantes EUA, que irá permitir aos detentores de direitos de autor controlar e limitar o tráfego online de tráfego protegido. Isto irá afetar também outros países, favorecer as empresas que gerem direitos de autores e no meu ponto de vista o pior que pode acontecer à internet é a existência de uma lei que reforça o poder de fiscalização do governo sobre o conteúdo veiculado pela rede.
Se aprovada, a lei permitirá ao poder judicial dos EUA para bloquear, no seu território, sítios de pesquisa, redes sociais e qualquer outro portal, nacional ou estrangeiro, que conduza o utilizador norte-americano a conteúdo pirateado ou falsificado.
EBay, Facebook, Wikimedia Foundation, Mozilla, LinkedIn e Twittere muitos outros encontram-se preocupados com o desenvolvimento desta questão.
PROTECT IP / SOPA Breaks The Internet from Fight for the Future on Vimeo.
Ver posição :
Blogue librarian.net Getting serious about SOPA – what librarians need to do
Através de Miguel Mimoso, fiquei mesmo agora a ter conhecimento do que ACRL, the American Library Association e Association of Research Librarians, e the Library Copyright Alliance (LCA), enviaram uma carta aos membros da US House Judiciary Committee a este propósito, relativas a um ponto específico que faz com que as bibliotecas e serviços educativos possam ter sanções penais com SOPA.
1 comentário:
sob a capa da defesa dos direitos autorais, esta lei visará uma censura intolerável ao acesso livre aos sítios que entendermos!
Enviar um comentário