A Biblioteca Municipal Simões de Almeida (tio), em Figueiró dos Vinhos, receberá no dia 6 de Outubro o certificado de Biblioteca Associada da UNESCO, passando a pertencer à rede de bibliotecas associadas daquela organização internacional.
Trata-se de uma distinção pelo trabalho desenvolvido no cumprimento das missões consignadas pela UNESCO para as bibliotecas públicas, mas sobretudo, pelo trabalho que esta Biblioteca tem desenvolvido em torno da recuperação, conservação e divulgação da história, cultura e tradições de Figueiró dos Vinhos. Esta tem sido, de resto, uma das grandes marcas distintivas da Biblioteca Municipal Simões de Almeida (tio) face a todas as outras bibliotecas municipais portuguesas.
O principal objectivo desta rede é encorajar as bibliotecas a desenvolver actividades nos domínios da UNESCO, como a promoção dos direitos humanos e da paz, do diálogo intercultural, da protecção do ambiente ou da luta contra a iliteracia.
Mais de 500 bibliotecas em todo o mundo já são membros da rede. Em Portugal, são também associadas, actualmente, as bibliotecas de Alcochete, Beja, Guimarães, Porto e Torres Novas e Olhão.
Para integrar esta rede as bibliotecas devem candidatar-se junto da comissão nacional da organização. Visite o sítio da Comissão Nacional da UNESCO e a página da UNAL - UNESCO Network of Associated Libraries.
Vivam as bibliotecas vivas!
Sem comentários:
Enviar um comentário