quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Isabel Sousa

A Isabel deixou-nos. Fica o que muito fez pela Leitura Pública em Portugal. Sempre com os olhos no futuro, a desejar sempre o melhor para as bibliotecas, a correr por elas, e a transgredir o nosso movimento lento de fazer as coisas. Para todos os profissionais um exemplo. Uma força que tem que ser maior que a morte.
Ela tornou vivas as bibliotecas.

Deixo aqui um artigo publicado num jornal regional em Jan. 07

"Isabel Sousa não é uma mulher de consensos. E assume. O seu extenso e prestigiado currículo é também marcado pela divergência que as suas ideias e atitudes suscitam. Mas será possível a iniciativa e o dinamismo sem, pelo caminho, criar fracturas? Muitas vezes, não. «O meu feitio também é complicado», confessa.

Nascida na zona da Praia da Granja, após a licenciatura em História na Faculdade de Letras da Universidade do Porto e a pós-graduação em Ciências Documentais pela Universidade de Coimbra, Isabel Sousa correu o país enquanto arquivista e bibliotecária. Foi nestas funções que trabalhou e colaborou com várias bibliotecas do Norte do país e trabalhou entre 1989 e 1990 com o professor e historiador José Mattoso na Comissão de Reforma e Reestruturação do Arquivo Nacional da Torre do Tombo, em Lisboa, o mais importante espólio nacional.

O trabalho desenvolvido ao longo da carreira não passou despercebido mesmo ao mais alto nível e em 2000 aceita o convite do ministro Manuel Maria Carrilho para Comissária Nacional do Ano do Livro e da Leitura. O ano seguinte surpreende-a com outro desafio irrecusável. Isabel de Sousa arregaça as mangas para conceber e desenvolver o Centro de Arquivo e Documentação da recém-criada NTV (televisão do Norte), canal por cabo já extinto.

A assessoria cultural da Câmara Municipal de S. João da Madeira é assumida no final de 2002 e é nesse papel que idealiza e põe no terreno a reconhecida Poesia à Mesa, estreada no Dia Mundial da Poesia de 2003. Em parceria com associações e instituições do concelho, mas também com o comércio local (desde quiosques a cafés e bares), esta iniciativa pretendia fazer nascer a paixão da leitura de poesia nas pessoas comuns. O sucesso desde logo alcançado tornou-a obrigatória no panorama cultural do concelho, até hoje.

A 12 de Abril de 2003, o suplemento DNA do Diário de Notícias elogiava a originalidade de Poesia à Mesa: «Pôr os habitantes de S. João da Madeira a ler mais poesia era o objectivo primeiro – mas só o requinte e a beleza de nos sentarmos à mesa de um café e termos um poema para ler merecia uma vista especial à cidade! Parabéns!» Em 2004, o ministro Pedro Roseta não resistiu e mostrou em público os seus dotes de declamador.

Para a Biblioteca Municipal de Espinho, que dirige desde 2005, Isabel Sousa afirma ter em conjunto com a vereação da cultura da Câmara Municipal muitos projectos em mente, contudo, grande parte só serão materializados após a mudança para as novas instalações. «Quero sair daqui o mais rápido possível», diz, referindo-se ao espaço ocupado pela biblioteca no Salão Nobre da Piscina Solário Atlântico, na rua 6. Na Área Metropolitana do Porto, Espinho é o único concelho sem uma biblioteca construída propositadamente para o efeito.

E, por fim, entre os milhares de papéis e livros que cercam a sua secretária, surge a pergunta típica para um bibliotecária. O que gosta de ler? «Leio tudo o que tem que ver com a profissão, muitos ensaios. De resto, gosto do espanhol Enrique Vila-Matas, dos portugueses Urbano Tavares Rodrigues e José Luís Peixoto, e da poesia de Manuel António Pina».

Desde que chegou a Espinho, a biblioteca tem servido de anfitriã a debates e colóquios sobre os mais variados temas. Em Dezembro, no colóquio ‘Biblioteca para Todos’, comemorativo do Dia Internacional do Deficiente, o jornalista Carlos Magno imputava a sua presença como moderador à amizade e admiração que o une a Isabel Sousa desde os tempos da faculdade. “Um dia, o Francisco José Viegas chamou-a de Rosa Mota das bibliotecas”.

3 comentários:

Dario Silva disse...

Lamento saber, profundamente.

angelina maria pereira disse...

Associo-me a esta homenagem sentida. Conheci a Isabel e soube que era uma apaixonada pelas bibliotecas e por tudo o que implicaase pasar esta paixão!!

Anónimo disse...

Uma grande mulher. Pena que a autarquia vimaranense se tenha esquecido do Seu grande papel que teve na cidade de Guimarães à frente da Biblioteca e do Arquivo Municipal Alfredo Pimenta