segunda-feira, 7 de junho de 2010

Dia Internacional dos Arquivos

Dando continuidade às celebrações do Dia Internacional dos Arquivos, a DGARQ - Direcção-Geral de Arquivos preparou para o próximo dia 9 de Junho um programa que visa contribuir para a promoção e divulgação da causa dos Arquivos: dar a conhecer a responsabilidade que representa a conservação, preservação e divulgação das memórias individuais e colectivas enquanto representação da identidade e património cultural dos povos e das nações.
O programa contempla uma visita às instalações e serviços do Arquivo Nacional Torre do Tombo, à qual se
seguirá, da parte da tarde, o workshop Portal Português de Arquivos, com intervenção de técnicos da DGARQ e de instituições aderentes ao projecto.
A participação no evento implica inscrição prévia, que deverá ser feita através dos endereços
lurdes.henriques@dgarq.gov.pt e carla.coelho@dgarq.gov.pt.
O programa pode ser consultado aqui

PORTAL PORTUGUÊS DE ARQUIVOS: NOVOS DESENVOLVIMENTOS

Encontra-se neste momento concluída a fase de implementação do Portal Português de Arquivos (PPA),
tendo sido já iniciada a fase seguinte - a de teste -, que decorrereu ao longo do mês de Abril. Uma vez concluída, o PPA poderá ser apresentado e disponibilizado ao público em geral.
A conclusão desta etapa constitui um marco a assinalar, uma vez que o PPA corresponde ao interface visível da Rede Portuguesa de Arquivos (RPA).
Permitirá aos utilizadores, através da pesquisa, graças à meta informação recolhida através da agregação e periodicamente analisada pelo módulo de verificação de conformidade, recuperar os conteúdos de informação dos repositórios das entidades aderentes (data providers).
O PPA oferecerá a opção de pesquisa simples, com indicação das mais frequentemente realizadas (com possibilidade de refinar os resultados obtidos) e pesquisa avançada, com incidência sobre a totalidade dos
repositórios ou apenas sobre parte deles.
O PPA disponibilizará igualmente um menu de ajuda, a partir do qual serão enunciados os princípios, gerais e
específicos, da pesquisa, e enumeradas, passo a passo, as possíveis estratégias a adoptar, ilustradas com
exemplos práticos, com o objectivo de assegurar ao utilizador a rentabilização máxima deste novo serviço.
O recurso ao directório permitirá obter informação sobre a totalidade das entidades detentoras registadas que disponibilizam meta informação através do PPA, e contactar ou aceder directamente aos recursos de informação por elas disponibilizados através dos respectivos sítios Web.

Sem comentários: