quarta-feira, 11 de março de 2009

Bibliotecas pela igualdade de género

Uma cidadania plena só será alcançada se existir por parte de mulheres e homens a consciência da necessidade de eliminar discriminações baseadas em estereótipos sociais e de género (re)produtoras de mecanismos de exclusão. A promoção da Igualdade de Género e da Cidadania só será eficazmente efectivada mediante a acção sobre públicos estratégicos que permitam multiplicar as ideias de transformação, assentes numa participação cidadã e numa cultura de igualdade.

Com o projecto BIG pretende-se

- orientar e apoiar as/os responsáveis das bibliotecas municipais e escolares na selecção de monografias relacionadas com as temáticas da Igualdade de Género, dos Direitos Humanos das Mulheres e da Cidadania, encaminhando também gratuitamente para estas bibliotecas títulos por nós ofertados ou títulos que são propriedade de outras entidades, como por exemplo a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG).
- dinamizar sessões de sensibilização e debates nas áreas da Igualdade de Género, da Cidadania e dos Direitos Humanos das Mulheres nas bibliotecas municipais/escolares ou no espaço mais lato da Escola.
- criar kits bibliográficos, segundo níveis de escolaridade, atentos, sensíveis e adequados às temáticas da Igualdade de Género, dos Direitos Humanos das Mulheres e da Cidadania disponibilizando-os às bibliotecas municipais e escolares para que estas possam mais efectivamente promover os valores da Igualdade de Género e da Cidadania.
- promover a Igualdade de Género e a Cidadania junto de jovens utentes de Bibliotecas municipais e escolares, inserindo-os/as num trabalho em rede (Rede pela Igualdade de Género), projectado para o futuro e potenciador da eliminação de estereótipos e da promoção de boas práticas.
- criar uma exposição itinerante alusiva à temática das Mulheres no Espaço Público que percorrerá todas as bibliotecas municipais/escolares abrangidas pelo BIG.
- divulgar o Centro de Documentação e Arquivo Feminista Elina Guimarães (CDAF) no espaço das bibliotecas municipais/escolares, e no espaço mais lato da Escola, na medida em que o Centro possui inúmeros recursos (como por exemplo, documentação digitalizada) que decerto possibilitarão a realização de trabalhos escolares.
- facilitar a promoção de factores de coesão social, pois o envolvimento dos diferentes actores, nomeadamente de jovens de diferentes sectores sociais, poderá contribuir para a eliminação de estereótipos sociais e de género e dos respectivos mecanismos de discriminação e exclusão social.


Vivam as bibliotecas vivas!

Sem comentários: