quarta-feira, 12 de novembro de 2008

V Conferência do Cenáculo


A Biblioteca Pública de Évora realiza, no próximo dia 28 de Novembro, a V Conferência do Cenáculo, que
este ano centra a sua atenção na discussão do papel desempenhado pelas bibliotecas nas políticas e práticas de promoção da leitura.
Destaco a conferência:

As bibliotecas públicas portuguesas e a literacia da informação: percepções e práticas no início do século XXI – um projecto de investigação - Joanna Whitfield
Esta comunicação resulta de uma investigação informal baseada numa breve revisão da literatura sobre o estado da arte da literacia da informação [LI], a sua presença nas bibliotecas públicas e as percepções e práticas profissionais deste século. Esta investigação foi realizada no âmbito da preparação para a elaboração de uma proposta para tese de Doutoramento na Universidade de Évora.
Porque a sociedade de informação pressupõe hoje competências de LI para o desenvolvimento de uma cidadania activa e participada, a compreensão do conceito e significado destas competências revela-se crucial, tal como saber onde e como adquiri-las e quem possui formação para transmiti-las. Com base na literatura, nacional e internacional, são discutidas as definições existentes e o real significado da LI e ainda algumas práticas existentes nas bibliotecas escolares, universitárias e públicas em Portugal, Estados Unidos da América, Inglaterra, Austrália e Espanha.
O método de investigação e as ferramentas a aplicar para interpretar as percepções dos profissionais de informação, activos em bibliotecas públicas portuguesas, sobre a LI são apresentadas. Os projectos e a formação de utilizadores existentes também figurarão ao longo desta investigação. Conclui-se a apresentação expondo os objectivos propostos com a presente investigação.

inscrição gratuita.
ver programa

Sem comentários: