quinta-feira, 5 de junho de 2008

Nova Norma Internacional para a Descrição das Instituções que conservam Fundos de Arquivos


Para complementar a ISAD(G) e a ISAAR(CPF), um Grupo de Trabalho do Comité das normas e boas práticas do ICA (ICA/CBPS) desenvolveu uma nova norma internacional para descrever as instituições que conservem fundos de arquivos.
As informações relativas às instituições que conservem fundos de arquivos, aparecendo nos instrumentos de pesquisa tradicionais, são essenciais para os utilizadores no acesso aos fundos de arquivos.
Com a Internet, os utilizadores têm cada vez mais a possibilidade de aceder a catálogos em linha e a sistemas de informação arquivísticos que descrevem os documentos pertencendo a diferentes instituições. O facto de ligar as descrições dos arquivos às informações sobre os seus produtores e detentores é essencial para permitir aos utilizadores de ter uma maior compreensão dos documentos de arquivos descritos.
A ISAD(G) dá as indicações para a descrição dos fundos e das suas componentes. A ISAAR(CPF) dá as indicações para gravar os dados de autoridades sobre os produtores de arquivos. A ISDIAH permite uma descrição normalizada separada dos detentores de arquivos, o que torna um sistema de informação arquivístico mais fácil de uso.

ISDIAH -
The International Standard for Describing Institutions with Archival Holdings, first edition pdf

Fonte: ICA e BAD

International Council on Archives

1 comentário:

JosePedroSilva disse...

ola Luisa,
obrigado pelas tuas felicitações
fiquei sensibilizado pelo teus comentários sobre o meu blogue.
Espero que estejas bem e que continues sempre a dignificar também o teu projecto que para mim tem grande valor, o das Bibliotecas Vivas.