segunda-feira, 12 de março de 2007

leitura de blogues


Para responder ao colega Júlio Anjos, do bibliotecário 2.0,
post de 12 Março:
Reconheço que os professores das pós-graduações e mestrados em Ciências da Informação ainda têm muito que fazer para estarem actualizados e fomentarem a biblioteca 2.0.
Mas diria que, em Portugal, o que é mesmo impressionante é os professores de CI, além de leccionarem na universidade, têm que manter um 2º emprego para sobreviverem, roubar algumas horas do tempo à família para estudarem e fazerem um doutoramento, que nunca mais chega ao fim, prepararem as aulas com matérias que acrescentem algo mais rico aos programas, ainda do tempo da biblioteca 1.0, e quase que não sobra tempo para leitura de blogues, jornais da área ou de outros sistemas avançados para se actualizarem. Isto tem sido a história da minha vida e de muitos docentes...! Nem os RSS e marcadores sociais nos salvam !
Habitualmente, digo aos meus alunos ( de Indexação) que estudem as teorias do Ranganathan, Dewey e de outros teóricos da indexação, mas consultem também blogues e sítios web que contribuem para a actualização sobre categorias, tags, folkosonomias e outras novidades da web. É um mundo a descobrir e a construir. Quem tem a tarefa de formar profissionais da Informação tem à sua frente um dos maiores desafios do mundo de hoje.
E cabe-nos ainda manter bibliotecas vivas!
Vivam as bibliotecas vivas.

Sem comentários: