quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

sábado, 20 de dezembro de 2008

Nascemos, nascemos, nascemos


Enganam-se os que pensam que só nascemos uma vez.

Para quem quiser ver a vida está cheia de nascimentos.

Nascemos muitas vezes ao longo da infância

quando os olhos se abrem em espanto e alegria.

Nascemos nas viagens sem mapa que a juventude arrisca.

Nascemos na sementeira da vida adulta,

entre invernos e primaveras maturando

a misteriosa transformação que coloca na haste a flor

e dentro da flor o perfume do fruto.

Nascemos muitas vezes naquela idade

onde os trabalhos não cessam, mas reconciliam-se

com laços interiores e caminhos adiados.


Enganam-se os que pensam que só nascemos uma vez.

Nascemos quando nos descobrimos amados e capazes de amar.

Nascemos no entusiasmo do riso e na noite de algumas lágrimas.

Nascemos na prece e no dom.

Nascemos no perdão e no confronto.

Nascemos em silêncio ou iluminados por uma palavra.

Nascemos na tarefa e na partilha.

Nascemos nos gestos ou para lá dos gestos.

Nascemos dentro de nós e no coração de Deus.


O que Jesus nos diz é: "Também tu podes nascer",

pois nós nascemos, nascemos, nascemos.


José Tolentino Mendonça

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Directório do Portal RCAAP

ESTUDO GERAL é a designação do repositório digital da produção científica da Universidade de Coimbra, com o objectivo de divulgar conteúdos digitais de natureza científica de autores ligados à Universidade de Coimbra. A sua criação insere-se no movimento de Acesso Livre à Literatura científica (Open Access), ao qual o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas aderiu em 2006 e que a Universidade de Coimbra subscreveu. À semelhança de outras grandes universidades nacionais e internacionais, a UC tem o maior interesse em aumentar a sua presença na rede informática mundial, sendo cada vez mais - e também por essa via - um emissor de conhecimento e cultura.

Número total de registos 3202

O Repositório digital da Universidade Aberta tem por objectivo armazenar, preservar, divulgar e permitir o livre acesso à produção intelectual, de natureza científica, produzida pela comunidade académica da Universidade Aberta.

Número total de registos 148

Este repositório institucional visa coleccionar, preservar e disponibilizar na Internet a produção intelectual, em texto integral de acesso livre, da comunidade académica da U.PORTO. O acesso é livre, sob as condições de licensa pública Creative Commons.

Número total de registos 1009

O Repositório Institucional da Universidade dos Açores desenvolvido no âmbito do projecto RCAAP.

Número total de registos 22

Repositório da UTL

O Repositório Institucional da Universidade Técnica de Lisboa desenvolvido no âmbito do projecto RCAAP.

Este repositório destina-se a recolher, preservar e disponibilizar o acesso às publicações científicas e didácticas de seis: Escolas da UTL: Faculdade de Medicina Veterinária, Instituto Superior de Agronomia, Instituto Superior de Economia e Gestão, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas , Faculdade de Motricidade Humana, Faculdade de Arquitectura. O Instituto Superior Técnico, igualmente Escola Da UTL, tem repositório independente.

Número total de registos 38

Este repositório destina-se a recolher, armazenar, gerir, preservar e permitir o acesso a toda a produção intelectual da FCT/UNL.

Número total de registos 381

Este repositório destina-se a disponibilizar a produção científica e didáctica do ISCTE. Se é membro da comunidade alargada do ISCTE pode proceder ao depósito dos seus materiais.

O Repositório do ISCTE destina-se a preservar, divulgar e dar acesso à produção intelectual do ISCTE em formato digital.

Constituem objectivos do Repositório: aumentar a visibilidade e o impacto da investigação desenvolvida no ISCTE, melhorar a comunicação interna e externa e preservar a memória intelectual da instituição.

Número total de registos 658

O RIHUC, Repositório Institucional dos Hospitais da Universidade de Coimbra desenvolvido no âmbito do projecto RCAAP, dá acesso à produção científica da instituição em formato digital, contribuindo para o incremento da sua visibilidade e impacto.

O RIHUC tem como principais objectivos centralizar, armazenar, divulgar e disponibilizar em acesso livre e digital toda a produção científica deste Hospital Universitário

Número total de registos 258

O RepositóriUM é o repositório institucional da Universidade do Minho, constituído com o objectivo de armazenar, preservar, divulgar e dar acesso à produção intelectual da Universidade do Minho em formato digital. O RepositóriUM pretende reunir, num único sítio, o conjunto das publicações científicas da UM contribuindo desse modo para o aumento da sua visibilidade e impacto e garantindo a preservação da memória intelectual da Universidade do Minho.

Número total de registos 7375

O Repositório Institucional da Universidade do Algarve desenvolvido no âmbito do projecto RCAAP.

Número total de registos 0
Sapientia

Vivam as bibliotecas vivas!

RCAAP - Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal

A terminar o ano, mais um viva para todos os que se empenharam na construção e disponibilização do meta-repositório científico de acesso aberto em Portugal!
"O portal RCAAP tem como objectivo a recolha, agregação e indexação dos conteúdos científicos em acesso aberto (ou acesso livre) existentes nos repositórios institucionais das entidades nacionais de ensino superior, e outras organizações de I&D. Constitui-se como um ponto único de pesquisa, descoberta, localização e acesso a milhares de documentos de carácter científico e académico, nomeadamente artigos de revistas científicas, comunicações a conferências, teses e dissertações, distribuídos por inúmeros repositórios portugueses. A lista dos repositórios agregados no portal pode ser consultada no Directório. O portal RCAAP é um dos componentes principais do projecto Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal. É uma iniciativa da UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP concretizada pela FCCN – Fundação para a Computação Científica Nacional, disponibilizando mais um serviço avançado sobre a rede nacional de investigação e ensino, a Rede Ciência, tecnologia e Sociedade, RCTS, gerida pela FCCN. O projecto é financiado pelo POS_C - Programa Operacional Sociedade do Conhecimento e pela UMIC."
Fonte: Portal RCAAP

Vivam as bibliotecas vivas!

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Arquivos do "Journal de Genève" em linha


Vão nos chegando boas novas de todos os lados, a Europeana está a ser refeita para tornar a ser acessível e consultada! Arquivos digitais colocados online, com investimentos financeiros elevados, são também cada vez mais notícia.
Le Temps colocou online o Journal de Genève (2 milhões de artigos), e pode ser consultado na web gratuitamente. Foi o primeiro jornal diário suiço francófano a ter os seus arquivos digitais disponíveis ao público.
Foi uma iniciativa conjunta com a Biblioteca Nacional Suiça e da Bibliothèque de Genève e dos mecenas Fondation de famille Sandoz, MIRABAUD & Cie Banquiers privés et Publigroupe.
Este importante jornal suiço tem 172 anos (1892-1998), 550.000 páginas impressas, e retratou a história, economia, a cultura e a vida social suiça e de tudo o que se passava no mundo.

Arquivo do jornal
Vivam as bibliotecas vivas!

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Lançamento do Livro das Actas do Seminário 20 anos de Leitores e Bibliotecas


19 de Dezembro | 17h30
na Biblioteca Municipal Rocha Peixoto

Este seminário, que decorreu em 30 Novembro de 2007, procurou retratar as bibliotecas públicas em Portugal, passados 20 anos da criação da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas.
A apresentação do livro ficará a cargo de Henrique Barreto Nunes, director da Biblioteca Pública de Braga, e contará com a presença de Paula Morão, directora da Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas e da escritora Luísa Dacosta.
Vivam as bibliotecas vivas.

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

PDF Creator - software livre

PDFCreator é um software livre (Licencia da GNU) que permite criar arquivos PDF em qualquer aplicação. Equivalente ao Adobe Acrobat.
Descarregar aqui ou aqui
Vivam as bibliotecas vivas.

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

wordia, um novo dicionário para as bibliotecas



O
Wordia é um dicionário (na língua inglesa) que agrega as funções normais de um dicionário electrónico com as potencialidades informativas do vídeo. Wordia quer revolucionar o mundo dos dicionários e para isso convida-nos (é um dicionário que funciona com a colaboração dos utilizadores) a:

1. pensar numa palavra

2. gravar um vídeo definindo-a

3. fazer o upload do vídeo para o Wordia.

Vivam as bibliotecas vivas.

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

brilhante blogue


Agradeço a referência do Pedro Penteado, do blogue Notas soltas.
De parabéns também estão todos os blogues que animaram a blogosfera LIS, durante o ano 2008, aqui ao lado no blogroll.
Vivam as bibliotecas vivas.

as cadeiras interactivas numa biblioteca na Holanda



Invenção de Jelte Van Geest da Eindhoven Design Academy.
Vivam as bibliotecas vivas.

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

3ª Conferência sobre o Acesso Livre ao Conhecimento - 15 e 16 Dez. na Universidade do Minho

“Ensuring that the outputs of research are freely available to all is the best way to maximise their utility. Open access is good for science, the research community and mankind.”
Sir John Sulston

O Acesso Livre promove a visibilidade, acessibilidade e difusão dos resultados da actividade científica de cada investigador, de cada organização e de cada país, potenciando o seu uso e subsequente impacto na comunidade científica internacional.

O programa da 3ª Conferência sobre o Acesso Livre, que se vai realizar no campus de Gualtar da Universidade do Minho, abrange os seguintes temas:
-Políticas de Open Access
- Repositórios institucionais
- Open Science e Open Data
- Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (que aí será apresentado)

A qualidade dos apresentadores convidados (ver lista e biografia dos oradores) garante que a Conferência será uma excelente oportunidade para adquirir conhecimento actualizado, debater e trocar experiências sobre esta problemática.
A Conferência está aberta a todos os potenciais interessados na temática do Acesso Livre: investigadores e académicos, dirigentes universitários, bibliotecários, editores e outros.

As inscrições, gratuitas, podem ainda ser realizadas até ao dia 10 de Dezembro em:
http://confoa08.sdum.uminho.pt/inscricao1.asp

Eloy Rodrigues Universidade do Minho - Serviços de Documentação

renasceu blogue Bibliotecas em Portugal



Voltou em forma o blogue do Fernando Vilarinho Bibliotecas em Portugal, onde para além dos temas actuais que vai comentando podemos encontrar eventos, directório das bibliotecas de Portugal, glossário, conferências, programas e iniciaticas, revistas e bases de dados, blogues, etc. Tudo actual! Perfeito!
Um bom serviço à comunidade de profissionais da informação.
Vivam as bibliotecas vivas.