terça-feira, 30 de setembro de 2008

listas de livros, planos de leitura, obras recomendadas...


No último programa Câmara Clara, da RTP2, vimos Isabel Alçada e Francisco José Viegas a defenderam ideias opostas sobre o Plano Nacional de Leitura. A questão que mais me interessa é a definição da lista recomendada de livros a ler para que o PNL obtenha os maiores sucessos e seja uma alavanca para formar cidadãos melhores.
Se a lista respeita ou não o cânone literário, não me parece muito importante. Fico feliz de saber que poderá afastar-se do paradigma mundial do que é bom para formatar "cabeças sonhadoras" e que introduza vozes secundárias, de escritores menos conhecidos. É salutar que não esteja completamente enclausurado nos mitos do passado e tenho um olhar para o presente.
Não defendendo a anarquia, mas o power of serendipity. Foi este poder, do acaso, do acidente, que me fez encontrar livros fabulosos nas bibliotecas, na web, e nos comboios, onde esta aventura da leitura começou para mim.
Será positivo que os agentes da leitura se interroguem e reflictam sobre as obras recomendadas de um plano pré-definido politicamente pelos agentes dos Ministérios, e tentem introduzir e testemunhar, junto dos mais novos, os livros que nós recomendamos, e que não estão na lista oficial, e deixar actuar a "serendipity". Também é educativo!

VER Revista Ler - Setembro 08

VER artigo de Sarah Naper e Stephanie Wiegand na revista Library Philosophy and Practice
2008 : "Books of the Hour"and "Books of All Time": Booklists in the Evolving Library
Booklists provide a means of connecting readers with books that best meet their needs. The authors provide an overview of types of booklists and of the relationship between readers and booklists, as well as identifying uses of booklists for librarians. These include use as a collection development tool, for weeding assistance, and to promote library materials. The role of booklists in the interactive environment of Web 2.0 is explored. The article concludes with a discussion of possible concerns that arise from reliance on booklists.

Volumes 2007 e 2008 Table of Contents Library Philosophy and Pratice
Vivam as bibliotecas vivas!

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

software de gestão integrada para arquivos


A empresa KEEP SOLUTIONS, uma das mais recentes spin-off da Universidade do Minho, venceu o concurso nacional promovido pela Direcção-Geral de Arquivos (ex Instituto dos Arquivos Nacionais/Torre do Tombo) para a implementação de software de gestão integrada na totalidade dos seus arquivos históricos dependentes, bem como na própria Direcção-Geral. A implementação nacional desta plataforma irá abrir portas para o desenvolvimento de um Portal Nacional de Arquivos, um ponto único de acesso a toda a informação arquivística nacional e documentos digitalizados, tornando os arquivos nacionais líderes a nível europeu no que toca à disponibilização em linha de conteúdos arquivísticos.
O software seleccionado tem vindo a ser desenvolvido desde 2003 por investigadores da Universidade do Minho, com a coordenação técnica do Arquivo Distrital do Porto. A solução apresentada a concurso, designada DIGITARQ, permitirá automatizar todas as vertentes do ciclo produtivo de um arquivo histórico, encarregando-se da gestão de processos operacionais, gestão de topo e relação com o utente. O software incorpora módulos para descrição arquivística, gestão de projectos de digitalização, publicação electrónica, pesquisa de catálogo, gestão de produtividade e balcão electrónico. A proposta vendedora apresentada pela KEEP SOLUTIONS inclui ainda a migração de 1.6 milhões de registos para a nova plataforma.

Brochura digital
Fonte: KEEP Solutions

Vivam os arquivos vivos!

terça-feira, 16 de setembro de 2008

catálogos digitais de bibliotecas públicas


A nova estratégia das bibliotecas públicas americanas, para recuperar e cativar novos utilizadores, é melhorar e aumentar em quantidade e qualidade os documentos disponíveis nos seus catálogos bibliográficos online. Assim, um número considerável de música e de filmes digitais podem ser descarregados através da internet, no computador pessoal ou no MP3. Um serviço gratuito que rivaliza com as empresas privadas, como o iTunes, etc.
A Public Library Phoenix (com 15 bibliotecas + 1 em construção) tem um catálogo digital com 50.000 títulos de ebooks, audio-livros, música, vídeo, etc. O utilizador para usufruir deste serviço tem que tem que ser sócio da biblioteca e descarrega directamente, no seu computador, o título seleccionado que fica activo entre 1 a 3 semanas. Para realizar estas operações nunca necessita de fisicamente se deslocar à biblioteca municipal da sua zona.
A empresa OverDrive impulsionou o projecto para que as bibliotecas nos EUA forneçam este tipo de serviços, para isso tem acordos com editoras como Random House, entre muitas, e editoras discográficas como Alligator Records.

Vivam as bibliotecas vivas.


quarta-feira, 10 de setembro de 2008

wikiSym 2008


Decorre no Porto WikiSym 2008: The International Symposium on Wikis - conferência sobre wikis, a sua construção, investigação, utilização, etc. Neste encontro estão presentes investigadores, empresas que desenvolvem estes produtos, técnicos e utilizadores. Como utilizadora diária da Mediawiki, recomendo as intervenções:

The Wikipedia survey - Philipp Schimdt - slides pdf

Wiki-Writing Collaborative Patterns - Anne Goldenberg - slides pdf

Programa
Vivam as bibliotecas vivas.

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Cites Insights

Desde Agosto disponível a publicação de Walt Crawford :
Cites & Insights 8:8, August 2008

A sua útima entrada no blogue Walt and Random - Wikis and blogs
Com interessantes links para artigos e wikis sobre a questão da utilização destas ferramentas pelas bibliotecas.
Vivam as bibliotecas vivas.

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

nasceu hoje o Chrome - browser do google

Acabou de surgir o Chrome - o novo browser do Google que vem rivalizar com o Internet Explorer da Microsoft.
Ao experimentar este browser, reparamos na rapidez e na ocupação que as páginas ocupam dentro dele. Muito boa! Também não faz o registo histórico das páginas visitadas, fá-lo de um modo incógnito.
É um produto open source, tal como o Firefox, e sem dúvida que também vai ser um seu rival.
Podemos saber tudo através da banda desenhada criada pelo Google, onde se explica o seu funcionamento.
O importante é que a a rede Internet vai ficando cada vez melhor, com melhores acessos à informação.
Vivam as bibliotecas vivas.