terça-feira, 29 de abril de 2008

open source na biblioteca nacional digital


Na continuação do post anterior sobre a utilização de open source na administração pública, a Biblioteca Nacional Digital é um exemplo a destacar com o desenvolvimento de SW para a estruturação de conteúdos e produção de metadados, open source, para posterior publicação e pesquisa de colecções digitais, publicados originalmente em suporte electrónico ou digitalizados em momento posterior ao da respectiva edição, a baixo custo com soluções técnicas eficazes.
Antes do desenvolvimento deste projecto não existiam disponíveis soluções integradas para os fluxos de processamento de imagem, publicação, arquivo de metadados, e pesquisa, adaptados às necessidades de produção e disponibilização de conteúdos digitais da BND.
Actualmente, as ferramentas desenvolvidas são usadas pela Biblioteca Nacional, e estão disponíveis em livre acesso e código aberto, para um conjunto de aplicações que propiciam a colocação e a pesquisa em linha de conteúdos digitais :
ver aqui

* aplicação Papaia (Processamento de Páginas Digitalizadas)
* sistema ContentE (Editor de Conteúdos Estruturados)
* sistema SECO (SErial COnverter)
* etc.

Estas ferramentas podem ser livremente utilizadas por outros organismos para a constituição de colecções digitais etc.
Vivam as bibliotecas vivas.

segunda-feira, 28 de abril de 2008

Portal associação de empresas de software open source portuguesas


esta página será desenvolvida para a criação do Portal

Foi assinado um protocolo, entre a ESOP Associação de Empresas de Software Open Source Portuguesas com a AMA Agência para a Modernização Administrativa, que se insere no âmbito do Plano Tecnológico, que visa a promoção da utilização de software de código aberto (open source) pelas entidades da Administração Pública, fazendo parte de um conjunto mais vasto de iniciativas em curso no sentido de estimular a competitividade e o aparecimento de novas soluções, que contribuam para uma maior qualidade nos serviços prestados aos cidadãos e às empresas.
Destaco a iniciativa, entre outras, da criação de um
Portal de Software Livre para a Administração Pública e Empresas, organização de workshops e formação em áreas de open source, dinamização de um Centro de Competências em tecnologias de Software Livre, distribuição livre do software OpenOffice.org, etc.
Fonte: ESOP
Vivam as bibliotecas vivas.

sexta-feira, 18 de abril de 2008

novo blogue Ciberticário 0.2


O cibertecário, profissional da informação, Eloy Rodrigues surge na web com este blogue que assume o título seu homónimo Cibertecário 0.2.
Propõe-se escrever sobre bibliotecas, informação e tecnologias, focando sobretudo o acesso livre à literatura científica (Open Access), os repositórios institucionais, as bibliotecas universitárias e as digitais, e escreve à volta da sua profissão e do mundo.
Assume-se 0.2. (ver justificação Declaração da Cibéria).

Temos muito aprender com este blogue, que nos 5 posts iniciais surpreendem de informação e actualidade.
Destaque para Workshop Global Research Library 2020, para que foi convidado e que se realizou em Tirrenia, Pisa.
Position paper que apresentou pdf
Benvindo.
Vivam os blogues vivos.

quarta-feira, 16 de abril de 2008

inquérito às necessidades de gestão colaborativa da informação nas bibliotecas públicas

Convite para colaborar

Está a decorrer um inquérito online que visa avaliar as necessidades de gestão colaborativa da informação nas bibliotecas públicas, da responsabilidade de alunos do Mestrado em Gestão da Informação (2008), da Fac. Engenharia da Universidade do Porto.
O inquérito pretende averiguar as necessidades em cima enunciadas de uma biblioteca pública, e servirá de base para desenvolvimento de um software open source que possa vir a ser disponibilizado gratuitamente às diferentes instituições, para que possam criar e gerir diferentes aspectos como:

- Divulgação de notícias aos funcionários
- Gestão de actividades e eventos
- Gestão de espaços e recursos
- Gestão de documentação interna (formulários, modelos de documentação, procedimentos, etc.)
- Gestão de recursos humanos (escalas, turnos, férias, folgas…)
- Repositório
- Gestão de contactos
- Sistema de workflow
- Ligações rápidas e Perguntas frequentes (FAQs)
- Intranet e Sitio da instituição

É necessário que as bibliotecas públicas colaborem no preenchimento do inquérito para que se possa trabalhar, no futuro, na construção de um software que resolva estas questões de gestão interna da biblioteca.
Dúvidas e para aceder
ao inquérito em papel contactar:

Vítor Santos
mgi06004@fe.up.pt

Vivam as bibliotecas vivas.

terça-feira, 8 de abril de 2008

sobre fio de lume


sobre fio de lume | livro de luís soares barbosa | apresentado por valter hugo mãe | editora Cosmorama

Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva 10 Abril | 21h30

segunda-feira, 7 de abril de 2008

bad norte blogue


O blogue da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas - Delegação Regional Norte
bad norte blogue nasceu para reforçar e valorizar a comunicação entre os associados e a Delegação Regional no Norte, para debater ideias e temas propostos pelos associados e discutidos entre todos os interessados, e para difundir informação profissional, em estreita colaboração com a BAD.

Jacinta Maciel, presidente da BAD Norte, reclama o lema: Valorizar e Reforçar!
Olhar o blogue como um instrumento indispensável de informação e de comunicação pelos profissionais BAD, da região Norte.

Pina Falcão, presidente da BAD, interpela-nos com uma Mensagem premente para percebermos que os sócios da Associação estão dotados de uma ferramenta que, ao facilitar a comunicação, promove o conhecimento mútuo, o sentimento de pertença à organização, o debate, a partilha de tarefas e a assumpção de responsabilidades e, desta forma, potencia a concretização de programas associativos ambiciosos.

O blogue possui uma excelente lista de colaboradores, e aguarda que os sócios sintam que esta plataforma de edição é de todos e onde todos terão a palavra. Para iniciar, aceitaram este desafio duas nossas colegas arquivistas Olinda Cardoso e Teresa Lima, que nos apresentam reflexões oportunas sobre a importância da utilização de um blogue como meio de comunicação e transparência das actividades que uma associação desenvolve.

Os sócios, e todos os outros profissionais que desejem, possuem uma ferramenta ao serviço da Associação que lhes permite uma intensa participação na associação profissional.
Participemos para Valorizar a nossa profissão e Reforçar a união na Associação.


viva biblioteca viva é da equipa de redacção do blogue porque acredita que pode participar, partilhar, comunicar, aprender e viver a associação no espírito da Web 2.0
Vivam as bibliotecas vivas.